sexta-feira, 23 de dezembro de 2011




E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; (Lucas 1:47)



Amado(a), o mundo faz muita confusão entre o que é ser alegre e o que é ser feliz. Felicidade é um estado de espírito interno, que nada tem a ver com o que se passa ao redor. Há uma diferença fundamental e instrutiva entre felicidade e alegria. Podemos ser felizes mesmo quando estamos tristes, pois a tristeza é causada pelo que acontece em nossa volta. Ela é externa a nós e nos invade, enquanto a felicidade está dentro de nós, pelo fato de estarmos vivos e usufruindo, do jeito que for possível, a vida. Por isso podemos ver que muitas pessoas que passam por infortúnios, embora tristes pelo acontecimento circunstancial, ainda se mostram felizes. É o que acontece com quem tem Deus dentro de si. O Espírito nos faz alegres e mantém o estado de felicidade. Ser feliz é um estado permanente de aprendizado. Cada vez que nos apropriamos da palavra de Deus, assim como Maria se apropriou das palavras enunciadas pelo Anjo Gabriel, vamos compondo o estado de felicidade. Psicólogos concordam que um dos elementos da felicidade é o desenvolvimento da espiritualidade, em um sentido amplo da palavra. A espiritualidade está relacionada com caráter, atitude, anseios, realizações, algo como a necessidade de responder à pergunta: “Qual é o sentido de minha vida”. Se cremos que somos passageiros neste mundo e que estamos nele, sem deixar que ele esteja em nós, se seguimos o exemplo de Jesus em sua passagem por esse mundo, vivendo como homem sem se deixar contaminar pelo pecado do mundo, podemos construir nossa felicidade progressivamente e sem nos deixar contagiar pelas circunstâncias adversas.
A alegria de Deus nasce no coração quando Ele nos presenteia com um propósito. Maria recebeu o dela e apesar de ter passado momentos dolorosos, não deixou de ser feliz, porque recebeu o Salvador, porque sabia quem era Ele e porque não O deixou nem nos momentos mais tristes.
Amado(a), se você quer ser feliz, faça como Maria, receba e administre a alegria de Deus. Lembre-se de que o mundo oferece uma alegria fugaz e passageira, mas Deus tem para nós algo maior do que isso. Mais do que nos tornar pessoas alegres, Ele está mais interessado em nos dar a alegria eterna.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...