quarta-feira, 8 de junho de 2011




“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor (...) E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor”.



Amado(a), a palavra amor tem feito parte de nosso dia-a-dia. É um termo bastante comum e até mesmo banalizado. Nosso cotidiano é permeado de músicas que falem de amor, de filmes ou livros que têm como tema o amor. No entanto, nem sempre a acepção de amor contemplada é a dimensão do amor de Deus. O conceito de amor que nos remete a Deus é totalmente diferente. O apóstolo João deixa isso claro nos versículos em epígrafe. Ele mesmo pode testemunhar isso porque foi tratado nos evangelhos como um discípulo amado por Deus e conhecido como o discípulo do amor, por isso esse assunto está sempre presente em seus textos. Deus: Deus é amor e, por ser amor, naturalmente Ele se expressa amando. O conceito do amor divino por nós é tão forte que a Bíblia usa nas suas línguas originais, o hebraico e o grego, mais de dez palavras para descrever alguma faceta ou aspecto do amor, sempre relacionadas a Deus. Deus nos ama como alguém que tem amizade. Em Isaías 41:8, vemos:”Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo. A palavra “amigo” da maneira como aparece nesse versículo é uma forma verbal de um dos verbos que significavam amar na língua hebraica. Isso significa que Deus se relaciona com o ser humano com um amor de amigo, sendo confidente. Deus também se expressa no Seu amor como alguém que se apaixona. Eis porque em Deuteronômio 10:15, está escrito: “No entanto o SENHOR se afeiçoou aos seus antepassados e os amou...” Deus também expressa Seu amor estabelecendo um pacto, como lemos em Jeremias 31:3: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí”. Vemos que o amor de Deus é um amor leal, de alguém que cumpre os compromissos assumidos, assim como num casamento.
Amado(a) quem conhece Deus, verdadeiramente, ama com amor de Deus: com amizade, com paixão sincera e com lealdade.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...