quinta-feira, 7 de abril de 2011


Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. (Ageu 2:5)

Amado(a), no versículo em epígrafe, o profeta Ageu nos leva a refletir sobre alguns pontos importantes da vida cristã. Há expressões chaves para as quais devemos atentar: “palavra da aliança”; “sair do Egito”; “o Espírito permanece” e “não temais”. Observe que a palavra da aliança nos remete ao fato de que a palavra de Deus é um compromisso estabelecido pelo Criador. Deus usa alianças, mas nós, assim como muitos que ignoram a palavra e se deixam contaminar pelo príncipe deste mundo, quebramos ou ignoramos as alianças, ou mudamos a ordem das coisas segundo nossa vontade momentânea. A aliança de Deus é perpétua e faz parte de Seu plano de salvação da humanidade, que se deixou corromper na primeira quebra de alianças entre Deus e o homem, por conta da desobediência de Adão. De lá para cá, o homem tem continuado a desobedecer e a quebrar as alianças conforme seu predecessor (o diabo) a quem prefere seguir o exemplo. Sair do Egito, na analogia bíblica significa deixar o pecado, deixar a escravidão e se tornar nova criatura, pelo arrependimento. Observe que a palavra “quando” é um marcador temporal que mostra o momento divisor. O antes e o depois. Quando éramos escravos do pecado, agíamos de acordo com o exemplo do mundo, segundo a convenção mundana e sem perceber nosso erro, porque estávamos chafurdados na lama. Mas depois de “sair do Egito” o Espírito de Deus vem sobre nós e temos a consciência do pecado. Nem é preciso que nos apontem a falha, nossa consciência nos acusa, somos inquietados e nós mesmos julgamos impróprias nossas atitudes. Quem tem a consciência cauterizada não tem o Espírito de Deus, pois que o Senhor mesmo prometeu que iria para o Pai, mas deixaria o Consolador no meio de nós. Amado(a), como você tem respondido à sua consciência? Em que ela o tem repreendido? Se ela tem falado com você é sinal de que tem a voz do Espírito, mas resta a você ouvir e obedecer ou continuar seguindo o exemplo de satanás e daqueles que preferiram ouvi-lo a obedecer ao Pai. Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...