sexta-feira, 8 de abril de 2011


E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele. (Juízes 16:20)

Amado(a), Sansão é um personagem bíblico que tinha tudo para dar certo. Ele nasceu de forma miraculosa, foi consagrado nazireu de Deus (não podia fazer três coisas: tocar algo imundo, tomar bebida forte e cortar o cabelo); foi aceito pelo Senhor; o Espírito do Senhor se apoderava dele, e ele fazia coisas extraordinárias. Mas vemos que seu final foi trágico porque ele, primeiro quebrou o voto de nazireu: quando pegou mel da carcaça do leão e cortou o cabelo. Depois perdeu a noção de onde realmente vinha o poder que tinha. Não viveu à altura do significado de seu voto e vivia sempre em conflito entre a vontade de Deus e suas paixões. Vemos pela sua história que ele se deixou dominar pela paixão sensual. E ela o levou a perder tudo, pouco a pouco. Destruiu a sua vida deixando que os seus desejos determinassem sua conduta. Ele foi imaturo e inconseqüente nas suas relações afetivas. Gostava de brincar com o inimigo. Quando se envolveu com as-mulheres filistéias, prostituta filistéia, não se deu conta que estava abrindo brechas para que o inimigo tomasse conta e sua prepotência o impediu de perceber o perigo que corria. Ele não seguiu os conselhos dos pais e quando os sinais de que foi abandonado por Deus nem percebeu. Observe que ele teve os olhos vazados e trabalhou como escravo num moinho de trigo, andando em círculos, virou motivo de piadas e perdeu a autoridade para no final contar com um último ato de misericórdia de Deus. Amado(a), quantos estão agindo como Sansão ainda hoje. Conhecem a palavra de Deus, deixam seus votos, entram na roda de escarnecedores, associam-se à prostitutas ou a pessoas que não seguem a palavra de Deus. Com isso abrem brechas para a ação de satanás e não percebem que estão caindo em ciladas. Antes preferem agir com arrogância e auto suficiência achando que são donos de suas escolhas e que os outros só querem atrapalhar quando alertam. Quantos tinham tudo para dar certo e acabam perdendo tudo? Com Sansão aprendemos que quando não cumprimos os propósitos de Deus em nossas vidas acabamos andando em círculos e às cegas, repetindo erros e perdendo as bênçãos. Quando fazemos de nossa vida o que bem entendemos, sem ouvir conselhos, sem nos orientar pela palavra de Deus acabamos também deixando nossos restos para a família. Por isso devemos investir mais na edificação de um caráter espiritual contra um mundo de aparência e precisamos resolver o conflito entre a vontade de Deus e as nossa paixões. Amado(a), lembre-se de que o chamado de Deus não nos torna pessoas infalíveis ou livres do pecado e que jamais devemos sacrificar a fé pela satisfação de nossas paixões. Não espere ser destruído(a) Sansão para compreender as mensagens de Deus Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...