segunda-feira, 18 de abril de 2011



Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. ( Provérbios 4:14-15 )

Não tropeçamos em montanhas! Eis um ditado popular que nos revela que nossos erros não começam grandes, em geral, nossos grandes erros iniciam em pequenos deslizes e concessões e quando nos damos conta já estamos envolvidos.
Tropeçamos porque não prestamos atenção no caminho. Quando isso acontece, se outras coisas nos chamam a nossa atenção durante a caminhada, ficamos dispersos e tropeçamos. Não olhamos para o horizonte, perdemos a noção do destino. Algumas pessoas caem e não se levantam. Precisamos olhar o caminho, os buracos, as pedras, as pessoas que vêm, e o entorno. As pessoas tropeçam porque não fazem uma análise do caminho.
Em vez de ir ao culto no domingo, você ouve um amigo que o atrai para outra atividade, dizendo que não há nada de mal em se divertir um dia, afinal você trabalhou tanto durante a semana e precisa se distrair. Na outra semana isso se repete com outra desculpa e, na seqüência você se distancia da comunhão e da palavra. Quando se dá conta, está nas rodas, no vício, na prostituição e acha tudo muito natural. E passa a pensar, ouvindo a voz dos amigos que quem está “por fora”são os crentes que querem comandar sua vida.
Tropeçamos porque olhamos para trás. Foi por isso que a mulher de Ló virou uma estátua de sal. E é isso que acontece quando nos esquecemos que somos novas criaturas, salvas e redimidas pelo sangue de Jesus e voltamos a cometer os mesmos erros e a praticar as mesmas coisas de antes. Giramos a 360 graus. Não saímos do lugar. Se antes estávamos em depressão, incomodado(as), inquieto(as), vimos nova perspectiva ao aceitar o caminho de Cristo, em vez de seguir em frente, firmando-nos na fé, voltamos aonde paramos, girando em círculos. Tudo porque não percebemos que um pequeno deslize, uma negligência, uma desatenção fez com que não saíssemos do lugar. Tropeçamos porque desobedecemos, quando alguém mais atento, que já conhece o caminho nos avisa sobre ele, mas julgamos que podemos ir em frente que enxergamos muito bem. Tropeçamos porque não percebemos uma pedra que às nossas vistas parece ser algo tão frágil.
Outra coisa nos faz tropeçar é estar no lugar errado, ou com pessoas erradas, mesmo que elas pareçam tão inofensivas.
Amado(a), que outros sinais você espera para não tropeçar em pedras maiores?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...