segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011


Amarás ao Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo. (Mateus 22:35)


Amado(a), a palavra de Deus é clara, se quisermos herdar o Seu Reino temos que viver as duas vias do Senhor indicadas nesse versículo. Mas como posso amar o próximo se não me amo, se minha compreensão acerca do que seja amor é uma concepção mundana? Muitas vezes, em nome do amor tratamos as pessoas como ‘coisas’, como se elas estivessem para nos servir, em tempo oportuno e com prazo de validade. Mas o amor, segundo Deus, não é isso. É uma força motriz, não um sentimento. Um texto bíblico que pode ser uma alegoria metafórica para nos levar a entender a forma desse amor é a passagem da sarça ardente narrada em Êxodo 3:2. Vemos que Deus se manifesta em um arbusto que pega fogo, mas não é consumido. Esse é o amor de Deus: quanto mais nós amamos, menos somos consumidos. E se estamos esgotados é porque amamos pouco. Assim como a sarça queima sem se consumir, somos nós ao ativarmos o amor. Camões já dizia que “O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É cuidar que se ganha em se perder”. Essa definição do poeta não está longe da concepção bíblica, pois o fogo do amor não queima, contudo, faz outro fogo, e a experiência do amor de Deus é feita pelo amor de um para o outro. Nessa concepção de amor, quem perde, ganha. Não há uma disputa, e todos são vencedores: quem ama e quem se deixa amar.
Contudo, amado(a) a concepção mundana de amor faz com que esse “fogo” machuque, provoque lesões e cicatrizes na vida daqueles que passaram por uma experiência negativa. Porque foram amadas erroneamente, trazem as marcas de um passado que dói.
Mas é preciso ter coragem de passar uma borracha nessas histórias e viver o amor de Deus de forma plena, lembrando que ninguém pode amar a Deus se não se ama. Nem pode ter uma experiência com Deus se não for pelo amor a si própria, pelo respeito por si mesma, como criatura feita à imagem e semelhança do Criador. Volte a gostar de você!

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...