terça-feira, 7 de dezembro de 2010


Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (2 Timóteo 3:5)


Amado(a), porque “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”, conforme destaca o apóstolo, em sua segunda Carta a Timóteo nós hoje devemos compreender e seguir essa palavra, livrando-nos de tudo aquilo que tem aparência do bem, mas nos leva para a destruição. Paulo adverte a seu pupilo que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos, quando aparecerão homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. E esses homens, embora com aparência do bem, são, segundo Paulo, os “que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências”. São os que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade, porque aprendem, mas não fazem uso do que aprenderam, e resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Ao advertir Timóteo quanto ao perigo de se deixar enganar por essas pessoas, ele deixa claro que eles, embora enganem os mais desavisados, “não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles”. Isso significa que quem engana também será enganado e irá de mal para pior, porque não prevalecerá sobre os que colocam sua confiança em Cristo. Eis porque o apóstolo insiste em ensinar que quem segue a palavra de Deus e não se desvia, não muda seu modo de viver, não recua nos seus princípios, mantém a fé, a longanimidade, o amor e a paciência, ainda que sofra perseguições e aflições terá o livramento do Senhor.
Amado(a), o que Paulo disse a Timóteo serve também para você “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, (...) para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Você sabe o que Deus tem lhe dito, sabe também o que deve ser feito, o que precisa ser mudado. E o Senhor espera que você não apenas reflita sobre isso, mas que aja sem demora.
Graça e Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...