segunda-feira, 6 de dezembro de 2010



“Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos" (Provérbios 30:17)


Amado(a), neste versículo, o escritor de Provérbios nos adverte sobre algo que muitos não têm atentado: aqueles que desobedecem a seus pais sofrerão! Paulo exortou em várias cartas a necessidade de respeitar e honrar os pais. Veja em Romanos 1:30; 2 Timóteo 3:2 e em Efésios 6:2-3 "Honra a teu pai e a tua mãe, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra".
Pode ser alguns pais nem sempre ajam de modo a merecerem o respeito de seus filhos, contudo, os filhos deverão estimar seus pais porque há um mandamento de Deus a este respeito.
Honrar significa valorizar ou considerar altamente, ter alguém em grande estima. Certamente honrar pai e mãe implica obediência, mas esta responsabilidade acarreta muito mais. Os filhos deverão dirigir-se a seus pais com respeito, sem grosseria, sarcasmo ou ridículo. Uma das formas de demonstrar respeito aos pais é ouvir o que eles têm a dizer. Um dos conselhos do livro de Provérbios é: "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer" (Provérbios 23:22). Infelizmente alguns filhos tratam seus pais de forma grosseira, ou negligente e isso, segundo a bíblia não traz bênçãos, mas maldição. A palavra de Deus é clara: honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa. Aquele que assim age, independentemente se os pais mereçam ou não, chama a si as bênçãos decretadas pelo Senhor e o contrário também acontece: quem não honra pai e mãe atrai maldição para sua vida. não é raro observarmos que filhos negligentes ou grosseiros com seus pais não são bons esposos, e, possivelmente terão de seus filhos tratamento semelhante.
Jesus nos ensinou que honrar os pais também implica apoio financeiro em casos de necessidade. Entretanto, ainda vemos muitos filhos egoístas que não dão provisão à casa de seus pais idosos, doentes ou viúvos. Vejamos também o Paulo disse sobre isso: "Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores, pois isto é aceitável diante de Deus ... ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:3-4, 8). Paulo deixa claro que o cristão que não cuida dos membros de sua própria família nega a fé. quem não obedece, nem honra pai e mãe, também não honra Deus, pois não se pode honrar a Deus quem se recusa a obedecer Seus mandamentos, incluindo o dever de honrar seus pais.
Amado(a), podemos ver claramente na vida e no testemunho de muitos que quando a vontade de Deus é negligenciada, o resultado é aflição e miséria. Mas os filhos que obedecem e honram seus pais vivem mais, são mais felizes e realizados e, sobretudo, agradam a Deus! Como tem sido o seu comportamento com seus pais?
Graça e Paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...