segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


“O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe.” (Provérbios 27:9-10)

Amado(a), a Bíblia valoriza de tal modo as nossas relações de amizade que dedicou vários versículos a esse respeito, registrando diversas passagens sobre a amizade. Não foi à toa que Moisés foi chamado amigo de Deus. Abraão assim também foi chamado pela sua obediência. Até mesmo Judas, foi chamado de amigo por Jesus, na hora em que seria traído “Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Ser amigo é ter intimidade, é partilhar bons e maus momentos. E, sobretudo, ter acesso direto à pessoa. A Bíblia diz em Provérbios 27:6 “Fiéis são as feridas d'um amigo; mas os beijos d'um inimigo são enganosos.” Isso nos mostra que nem sempre os amigos nos trazem coisas boas. Um amigo se preocupa conosco de tal modo que precisa ser honesto conosco mesmo que nos ofenda. Às vezes eles nos ferem, porque são leais e a lealdade é parte de uma amizade genuína. A Bíblia diz em Provérbios 17:17 “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” Mas a amizade precisa ser cuidada. São nossas atitudes que determinam o número de amigos que teremos, assim como são nossas atitudes que determinam se privamos de uma amizade com Jesus.
Nesse final de ano podemos fazer o balanço de nossas relações e verificar quantos amigos fizemos? Quantos preservamos? Quantos se afastaram de nós, ou de quantos nos afastamos?
A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” Isso nos mostra que devemos também ter cuidado com quem escolhemos para amigo, pois “quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição”. Provérbios 13:20.
Amigos verdadeiros jamais nos afastam de Deus e não nos desviam do caminho certo, enquanto amigos do mundo nos encaminham para a perdição.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...