quarta-feira, 22 de dezembro de 2010


E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. (Marcos 11:25)

Amado(a), quantas famílias têm sido afligidas por profundas feridas que afetam os relacionamentos pessoais. Conflitos que não foram corretamente resolvidos podem se arrastar por longos anos, levando a um ciclo que não se rompe a não ser pela intervenção de Deus, quando damos espaço a Ele. Muitas vezes um ferimento surge sem intenção, por conta de gestos impensados, uma palavra hostil, atitudes pouco sábias, mal entendimentos ou até esquecimento. Como cada pessoa é única e tem sua forma de reagir, não é preciso muito para ferir uma personalidade sensível. Por outro lado, há também as feridas infligidas intencionalmente, por má vontade, vingança, raiva, inveja ou amargura. Quando não tratamos essas feridas, quando não procuramos resolver esses conflitos, imaginando que o tempo se encarrega delas, a tendência é a ruptura das relações, porque levam à indiferença, principalmente quando as partes deixam de se falar. É preciso saber que conflitos não resolvidos não desaparecem por si. Ao contrário, eles se ampliam e pioram com o passar do tempo! É por isso que as antigas faltas voltam à tona com facilidade e são novamente discutidas. São como o machucado escondido sob a casca da ferida que aparentemente está cicatrizada.

Amado(a), os passos que conduzem à cura para os relacionamentos estão indicados na Palavra de Deus. A Bíblia ensina que o caminho para a cura dos relacionamentos é o perdão. Todos nós precisamos de perdoar e de ser perdoados. Confessar, pedir perdão e perdoar dói. Mas esses atos são imprescindíveis para a preservação das relações. Um espírito irreconciliável forma barreiras que saem do núcleo familiar e se estende nas demais relações. Nossas relações familiares se refletem em todas as áreas de nossa vida, de uma forma ou de outra, por isso elas precisam ser cuidadas.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...