domingo, 19 de dezembro de 2010


E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Gênesis 41:52
Amado(a), esse versículo mostra um momento especial na vida de José, após ter passado por toda aflição de ter sido traído e desprezado pelos próprios irmãos. Sabemos pelos registros bíblicos que a sorte de José foi mudada. E isso só ocorreu por que ele escolheu manter firme seu posicionamento de crer em Deus e não se desviar de Seus caminhos. Podemos imaginar o quanto deve ter sido difícil para ele continuar em frente sentindo-se sozinho e ainda enfrentando as calúnias daqueles com os quais não quis se aliar.

José toma a aflição sofrida como uma alavanca para seu crescimento e reconhece isso, sem jamais se fazer de vítima ou acusar os seus adversários. Certamente a sua aflição foi imensa porque não há nada que nos magoa mais do que uma traição, principalmente se ela vem de pessoas queridas e próximas a nós. Mas José foi fiel aos seus princípios e não compactuou com os interesses do mundo e, sobretudo, soube perdoar e fazer da adversidade uma força. Apesar de tudo que sofreu, ele não escolheu vingar-se de seus irmãos quando os tinha em suas mãos, mas preferiu os abençoá-los. As adversidades serviram para que ele se aproximasse mais do Senhor, por isso ele agradece, imprimindo na vida de um de seus filhos a confirmação dessa gratidão.

Uma coisa que os cristãos precisam aprender com José, além de ser firme e de não se desviar apesar das adversidades e a compreensão das circunstâncias a partir da perspectiva divina trazem a cura às emoções, é ser grato a Deus em tudo, porque “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

Vemos no caráter um exemplo a ser seguido: José era temente a Deus, independente da circunstância; ele honrava seus pais e os obedecia. Além disso, demonstra domínio próprio. Sabia controlando suas paixões, discernindo o que era de Deus e o que era cilada. José honesto e dedicado ao próximo e não mudou seus princípios e posicionamento mesmo na prosperidade seja na casa de Potifar ou no cárcere.

Amado(a) precisamos aprender com José que fato de sermos cristãos não nos torna blindados aos sofrimentos. Estamos no mundo, somos humanos, temos sentimentos sentimos dores. O que precisa ser diferente é a nossa resposta ao que nos acontece. É a nossa forma de reagir às adversidades e aflições que nos faz portador do Evangelho do reino. É pela nossa conduta no mundo que levamos o Evangelho. Vemos o próprio Faraó reconhecendo a vida de Deus em José. Seu testemunho de vida era tão forte que a intimidade com o Senhor naturalmente era refletida em sua volta. Assim também precisamos agir para que as pessoas próximas a nós vejam em nosso testemunho de vida o fruto de uma vida de intimidade com Deus.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...