quarta-feira, 3 de novembro de 2010


“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” (João 15:15).


Amado(a), observe que João está nos chamando a atenção para uma forma muito importante de relacionamento que na Bíblia é muito louvada e apreciada: a amizade. São várias as passagens que nos falam da amizade e da importância de termos amigos. Jesus apresenta-nos a expressão máxima do que significa a verdadeira amizade e revela-nos que Deus é nosso amigo. Na sua relação com os seus contemporâneos, Ele encarna a amizade de Deus pelos seus filhos e oferece a Sua vida por eles: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos seus amigos” (João 15:13).
Vemos que Ele sempre privilegiou essa relação e não só construía, mas alimentava as amizades que fazia. A Bíblia nos mostra que Ele tinha um grupo de amigos que o acompanhava e outros que estavam fixos nas suas aldeias, Marta, Maria e seu irmão Lázaro, onde Ele partilhava da comunhão. Vimos também que Ele não estabelecia amizades pelo que esperava receber, mas se relacionava com aqueles que aparentemente nada tinham a oferecer, por isso era amigo de gente desprezada e marginalizada da sociedade do seu tempo, como o caso de Maria Madalena e Zaqueu.
Sabemos que Ele se comporta como amigo verdadeiro, não como amigo de ocasião, pois se compadece, chora, ri, partilha a vida, e mantém-se fiel, apesar da incompreensão de muitos dos seus amigos. Vemos que Ele é o que escuta e se envolve com o sofrimento, permanecendo amigo mesmo quando, na cruz, muitos dos seus amigos O tinham abandonado.
Jesus, de tal modo acreditou na amizade e na importância que ela tem para Deus que nos chamou amigos. Eis porque devemos entender o que significa valorizar uma amizade.
Amado(a), você já parou para refletir sobre esse tema? A forma como você conduz as suas amizades também determina como você vive. Na vida secular, quem tem bons relacionamentos atrai para si os seus frutos. Nos momentos de luta tem sempre alguém com quem contar e nos momentos de festa pode compartilhar com pessoas verdadeiras, não as que querem apenas o riso e vivem na superficialidade. Na vida espiritual, comporta-se como amigo de Deus e sabe que Ele sempre providencia um amigo na terra para acolher e dar suporte nas circunstâncias adversas. Amigos são tesouros, por isso o sábio destacou em Provérbios 17:17 “ em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”. Você sabe quem é seu amigo, quando encontra um ombro no qual se apoiar, mesmo não tendo nada a oferecer em troca. Onde estão os seus amigos? Como estão seus relacionamentos? Eles são o parâmetro pelo qual você pode medir o seu sucesso em todas as áreas de sua vida. Quem é amigo, tem amigo e mesmo que se sinta abandonado e traído, assim como Jesus também se sentiu, jamais se deixa abater e nunca se sente sozinho, porque amizade não é um dom gratuito, mas uma planta a ser cultivada.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...