quinta-feira, 4 de novembro de 2010


“... não entreis no Egito; tende por certo que vos adverti hoje.”(Jeremias 42: 19).

Amado(a), o povo de Deus, povo eleito e escolhido, vagou pelo deserto durante 40 anos, enquanto esperava tomar posse da Terra Prometida. Mas o interessante disso é que poderia ter entrado nela em 40 dias, ou no máximo 40 semanas, se considerarmos a distância que teriam de percorrer e os limites de locomoção da época. Fosse hoje, talvez levasse apenas 40 minutos. Entretanto, o que chama a atenção na história dessa longa caminhada, desde que o povo saiu do Egito, não é o trajeto, mas a forma de caminhar. O povo andava em círculos. Quanto mais próximo parecia estar do ponto de chegada, mais se distanciava. Tudo isso por conta de atitudes que nos parecem tão corriqueiras também nos dias de hoje, tão percebida em muitos que estão aguardando as promessas: a teimosia e a desobediência. Assim como acontecia com o povo de Israel no deserto, também não adianta o conselho dos líderes na Igreja de hoje. O povo ainda sente saudades do Egito. Ainda quer ser escravo e viver sob a batuta de faraó. Parece um absurdo essa afirmação, se pensarmos que muitos vão à igreja em busca de bênçãos, que esperam melhorar a vida financeira, encontrar um(a) companheiro(a) especial, obter sucesso... Contudo, a contradição reside no fato de que com a boca afirmam crer na Palavra de Deus, mas com as ações negam tudo que aprenderam. O povo continua escutando a orientação do líder, mas andando segundo os seu próprio entendimento.
Faraó continua reinando, mesmo no caminho da Terra Prometida, porque o povo continua construindo bezerros de ouro e continua fazendo o que quer e não o que lhe é dito para ser feito. Lembre-se de que nem Moisés tomou posse da terra. Tudo porque desobedeceu! Leia em Deuteronômio 32:52 “Pelo que verás a terra defronte de ti, porém não entrarás nela, na terra que dou aos filhos de Israel”.
Amado(a), sabe por que ainda hoje você continua se lembrando de seu passado, que um dia repudiou? Porque você não sabe desfrutar o maná que desce do céu todo dia para seu sustento. Porque você está esperando a terra prometida, o amor prometido, o livramento prometido, enquanto ele está ali a poucos passos, ao seu alcance e você ignora, buscando longe o que está perto.
Na travessia, muitos morreram sem entrar na terra, alguns a enxergaram sem que pudessem tomar posse, porque desobedeceram ao comando de Deus.
É isso que ainda acontece hoje com aqueles que insistem em ignorar os conselhos e andam pelos próprios pés. A péssima e previsível notícia é que, enfastiados pelo maná, sentem saudades da comida do mundo e dão lugar ao inimigo para mais uma vez serem aprisionados. A boa notícia é para os que perseveram e obedecem: esses comerão o melhor desta terra e verão aquilo que só os persistentes viram.
Você hoje deve estar pensando, entra ano e sai ano e as coisas não mudam. O desejo de seu coração ainda permanece o mesmo, ainda que os personagens sejam outros. Você saiu do Egito, mas ele não saiu de você. É por isso que ainda procura as mesmas coisas, repete os mesmos erros e a saudade da prisão fala mais alto do que os momentos de libertação e de cura que um dia chegou a viver junto do povo de Deus, perto do coração do Senhor. A fonte do maná não seca, mas se seu sabor fica insosso é porque ainda não está verdadeiramente liberto.
Se você quer de fato tomar posse das promessas, deixe de lado o que lhe aprisiona ao passado, abandone o que no presente o remete a essa mesma história e abra os olhos para a fonte de água viva que Deus colocou em seu caminho, para lhe ajudar a atravessar o deserto. Mas não demore a se posicionar, ou você quer andar mais quarenta anos em vão? Não comemore mais aniversários do que já deveria ter sido para trás, mas traga à lembrança os momentos de banquete que pode compartilhar na presença do Senhor. Não faça como o povo de Deus no deserto. Não rejeite a correção do seu líder, nem queira se associar aos que o afastam do Senhor. Faça uma reflexão sobre seus últimos posicionamentos, em busca da libertação e compare: em que momento de sua vida você esteve mais próximo e desfrutou da intimidade com Deus? O que você tem hoje, quando sente saudades do “Egito” é o mesmo quando podia se sentar com os irmãos e comer o maná precioso? O que na sua vida precisa ser mudado e o que precisa ser recuperado? Quais sãos os valores que você deixou para trás, durante sua caminhada rumo à terra prometida, depois de sair do Egito? Qual é o bezerro de ouro que você construiu no deserto e que tem impedido você de conquistar as promessas? Pense nisto amado(a), enquanto há tempo de mudar seus planos e viver o plano de Deus. Veja hoje qual é o “seu Egito”, sobre o qual foi advertido(a) para não entrar.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...