sexta-feira, 5 de novembro de 2010


“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará (Salmos 37:5).

Amado(a), quantas vezes em nossa vida temos a impressão de que andamos no escuro. Quantos não passam por situações em que não sabem exatamente porque elas acontecem conosco. Fatos que fogem ao nosso controle e os quais contrariam os nossos planos e as nossas expectativas.
Vemos que isso aconteceu com José. Depois de ser desprezado pelos irmãos, injustiçado pela esposa de Potifar, esquecido pelos companheiros de cela, ele poderia ter questionado por que estaria passando por aquelas diversas situações, se ele era leal e andava segundo a vontade de Deus. Nesses momentos é difícil entender qual o propósito de tudo isso e até mesmo se Deus estaria mesmo no controle. José era homem comum, não tinha nada de sobrenatural que o levasse a ver além da realidade. Entretanto, permaneceu firme durante todo esse processo. Apesar das adversidades, ele não desistiu, não saiu do lugar onde Deus o colocou. Continuou trabalhando com a mesma dedicação, apesar de tudo. O resultado todos conhecem: Deus o abençoava e também às pessoas que estavam em volta dele. José não deixou de ser um ser um homem íntegro, porque foi abandonado, caluniado, injustiçado. Ele não deixou de ser temente a Deus e nem desanimou pelas dificuldades que surgiram. Ele sabia que Deus não o havia esquecido, pois não deixou de fazer a vontade de Deus, mesmo quando mesmo quando foi pego na cilada da mulher que ofereceu-lhe a prostituição como alternativa para melhorar de vida. Ele não se esqueceu dos princípios de Deus: “Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma cousa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus” (Genesis 39: 9).
Porque ele foi firme e não abandonou os princípios, foi largamente recompensado. Depois de ser humilhado, injuriado e perseguido, recuperou sua dignidade, credibilidade e o respeito diante dos egípcios e de seus irmãos e assim serviu de testemunho para muitas vidas.
Mas é importante destacar que ele agiu com sabedoria, porque reconheceu a soberania de Deus e a mão do Senhor mudando as circunstâncias em seu favor e não deixou que os ressentimentos dessem espaço para a ira e a vingança. “Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande; Agora pois não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos meninos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.” (Gênesis 50: 20-21).
Amado(a), devemos seguir o exemplo de José. Não importam que problemas estejamos enfrentando, ou quem tem sido usado para nos empurrar para a cisterna. Devemos saber que Deus tem um propósito e devemos confiar nele. Não devemos jamais desanimar ou “baixar a guarda”, dando espaço ao inimigo, de tal maneira que venhamos a fazer o contrário do que Deus espera de nós. As palavras do salmista devem ser o nosso refrão cotidiano.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...