sábado, 20 de novembro de 2010



E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. (Gênesis 16:2)



Amado(a), este texto nos lembra que Deus prometeu um filho a Abraão, porém Abraão não esperou em Deus por seu filho e sua tentativa de abreviar o tempo de Deus fez com ele perdesse muito mais tempo. Vimos nas narrativas bíblicas que depois que ele se uniu a uma concubina e gerou dela um filho - Ismael, houve um período de treze anos no qual Deus não falou com ele (Gênesis 16:16;17:1).
Essa também tem sido a experiência de muitos cristãos. Toda vez que agimos de acordo com a carne, Deus nos coloca de lado e nos permite comer o fruto de nossa carne. Quanto tempo perdemos porque somos intempestivos. Quando geramos Ismael e não esperamos pelo Isaque de Deus, assim como Abraão, também colhemos o fruto de não saber esperar e acabamos por fazer adiar as promessas de Deus em nossas vidas.
Precisamos aprender que nenhuma busca carnal, esforço, aflição ou inquietação nos levará adiante. Devemos aprender que só temos a ganhar, quando entregamos nossas decisões nas mãos do Todo-Poderoso. Ele nos conduzirá como achar conveniente e isso nos garantirá a vitória.
Ismael significa o ilegítimo o que foi gerado pela vontade da carne, conforme a vontade de homem, e não de Deus. Mas se Deus nos prometeu, certamente a seu tempo Ele cumprirá. O filho do desejo da carne nasce dentro do tempo da vontade do homem e isso muitas vezes significa sofrimento. O apóstolo Paulo, em Gálatas 4: 21-31, nos diz: "Dizei-me os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
Amado(a), nós somos filhos da promessa como Isaque, por isso devemos nos comportar como quem sabe o que representa esperar em Deus.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto! Concordo 100%, se esperássemos em Deus muitos transtornos em nossas vidas seriam evitados. Esses textos são inspiração divina, são pequenos sermões que têm nos ajudado a refletir sobre a palavra de Deus.
    Obrigado, muita paz e graça em suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, Professor!
    Sabemos que a palavra de Deus é viva e eficaz e é o Espírito Santo quem fala a quem Ele quer falar. Se estes textos e esse espaço tem sido uma oportunidade de deixar que a palavra seja comunicada, Glória a Deus por isso!

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...