sexta-feira, 19 de novembro de 2010


Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo. (Êxodo 34:10)


Amado(a), neste texto está registrada uma das alianças que Deus fez com seu povo. Por meio de seu servo Moisés, o Senhor prometeu que faria maravilhas. Observe que Ele destaca que seria visível aos demais aquilo que Ele, o Senhor Todo Poderoso faria aos seus escolhidos. Mas note também que Ele usa a expressão “no meio em que tu estás”. Isso pode até parecer uma simples oração, mas se vista com os olhos de quem sabe discernir o que vem do alto, essa expressão traz em seu bojo a essência da mensagem. Amado(a), estamos no mundo e no meio de conflitos o tempo todo. O que faz a diferença e nos conduz a enxergar as maravilhas, prometidas a alguns apenas, é o nosso posicionamento diante de desse estar no mundo: o mundo não está em nós. E àqueles que compreendem o sentido de estar no meio de um povo errante sem se contaminar com eles verão as maravilhas prometidas. Nos versículos 11 e 12 o Senhor diz a Moisés: “Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus. Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti”. Verão maravilhas aqueles que não fizerem alianças com quem o Senhor não autorizou e Ele promete expulsar de suas vidas os inimigos. Quem são esses povos em sua vida? São aqueles enviados pelo inimigo para chegar antes de nós em nossa terra prometida. São aqueles que entram sorrateiramente em nossas vidas para nos desviar a atenção do caminho. São os nossos gigantes. Mas não pensem que são gigantes com aparência gigantesca. Muitas vezes vêm em forma frágil, com aparente inocência e, por isso mesmo nos enganam.

Se lermos com atenção a história do povo de Israel, quase chegando á Terra Prometida, veremos que esses gigantes também se infiltraram sutilmente na vida dos escolhidos, misturando-se a eles. Josué e os anciãos se descuidaram, quando acharam que não havia nada de mais em fazer aliança com os heveus e, portanto, erraram, porque tomaram uma decisão sem ouvir a Deus. Porque tomaram uma decisão precipitada, porque não se lembraram do que Deus havia dito em sua palavra eles. Porque Josué poupou os heveus, a promessa não se realizou. Amado(a) os nossos heveus de hoje são aqueles que o inimigo infiltra em nossa vida com a aparência do bem para nos desviar das maravilhas prometidas. Mas se pedirmos ao Espírito Santo, Ele nos dará discernimento para sabermos quem são eles e como estão atuando. Se eles não nos garantem a paz, a prosperidade, a edificação espiritual que tanto esperamos, certamente não são de Deus, pois o que vem do Senhor nos encaminha para a Terra Prometida. O que vem do inimigo nos tira do foco, nos desvia da promessa. Pense nisto! O que tem sido o seu heveu?Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...