quarta-feira, 24 de novembro de 2010


De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR. Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo: Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste. (Lamentações 3: 39-43)


Amado(a), o profeta Jeremias lança um alerta àqueles que não param para refletir sobre seus atos insensatos e preferem atribuir a culpa de seus fracassos aos outros, ou até mesmo a Deus. Muitos agem como se suas atitudes não desencadeassem conseqüências ou pensam que elas são injustas e devem ser imputadas a outros. Poucos são os que refletem sobre seus atos, repensam suas atitudes, pesam suas palavras e verdadeiramente se arrependem, tornando-se ao Senhor com humildade e não com a arrogância de quem jamais erra. O profeta ensina-nos a levantar os nossos corações com as mãos para Deus nos céus. E isso significa deixar de olhar para nossos próprios pés, considerando os nossos erros. Quando agimos com humildade colhemos os frutos dessa ação. É assim que Deus faz: abate os soberbos assim como fez com o rei Nabucodonosor. A Bíblia narra que esse poderoso rei era um homem orgulhoso, vaidoso, arrogante e prepotente, ao ponto de pensar que as construções magníficas da Babilônia, dentre elas os jardins suspensos, eram fruto do seu poder e que tudo aquilo era para sua glória. Mas Deus não divide a Sua Glória com homem algum e declarou a Sua sentença a Nabucodonosor. Então, Deus deu-lhe um sonho para lhe revelar a possibilidade de sua queda, se insistisse naquela conduta e usou Daniel para interpretar esse sonho por meio do ministério que recebera de Deus. Daniel revelou ao rei o que lhe aconteceria, mas Nabucodonosor fez pouco caso da Palavra de Deus e pagou muito caro por isso.
Amado(a), ainda hoje quantos fazem pouco caso da Palavra de Deus! Quantos continuam agindo de forma independente, ignorando os avisos de Deus, desobedecendo o que lhes foi dito para não ser feito. Quantos continuam sendo arrogantes, prepotentes, soberbos, vaidosos e orgulhosos. Deus disse a Nabucodonosor “passará de ti o teu reino”. Veja o que ocorreu com esse antes poderoso rei, ao não ouvir a palavra do Senhor. Assim acontece com muitos. Quantos não estão comendo com os animais, até que aprendam a humilhar-se diante da face de Deus?
Deus não condena ninguém inocente, mas depois de ser avisado e de receber oportunidades o homem é responsável pelas suas escolhas. Aquele que não se arrepende e continua agindo com soberba, não só perde o que pensou ter conquistado, como volta para o cativeiro que só será virado depois que se arrepender, se humilhar e reconhecer que não é nada, que é pó e cinza e que deve ouvir a voz de Deus.
Amado(a), se você tem sido alertado(a), agarre essa chance que Deus tem lhe dado! Quem sabe será a tua ultima chance, senão ouvirá apenas: “Passou de ti o teu reino”.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...