terça-feira, 23 de novembro de 2010


Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. (Ageu 1:6)


Amado(a), o profeta Ageu, em seu tempo, foi usado por Deus para passar ao povo uma importante mensagem que ainda hoje nos serve de alerta. Em meio a tantas correrias desse mundo para conquistarmos nosso espaço, frequentemente imaginamos que ainda não é tempo de servir a Deus. Nós nos preocupamos em primeiro resolver nossas vidas aqui, enquanto as coisas de Deus ficam para depois. Entretanto, somos chamados no tempo que se chama hoje, para edificar a Casa do Senhor, não depois, porque o homem, em sua limitação, não pode ter vitórias sem a ajuda de Deus. “SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” O Salmo 127:1-2 mostra claramente que de nada nos adianta edificar nossa casa se o Senhor não estiver à frente. Eis porque devemos entender a mensagem do profeta e primeiro cuidar das coisas de Deus. Quem não coloca os projetos de Deus à frente em geral sonha muito, projeta muito, mas as realizações são poucas. Não é raro observar que embora conquiste o que planejou não se sacia. Não consegue se alegrar com nada. Isso porque sem a bênção de Deus o homem não pode saciar-se. A única coisa que pode nos completar é a presença de Deus em nossas vidas. Quem não busca em primeiro lugar o reino de Deus não tem proteção alguma. Pode até trabalhar, mas o dinheiro nunca é suficiente. Rico ou pobre está sempre de alguma forma refém de suas finanças. Há quem ganhe muito dinheiro, mas não se satisfaz, ou perde tudo o que tem e nem percebe.
Os judeus da época do profeta colocaram seus projetos à frente dos projetos de Deus, mas alertados, aceitaram a palavra. Arrependeram-se passaram a buscar a Deus em primeiro lugar e aqueles homens, numa atitude sábia, começaram a reconstruir o templo do Senhor e por isso foram abençoados.
Amado(a) Ageu 1:12 registra que “Atenderam a voz do Senhor”. Hoje o Senhor também fala conosco por meio desta mensagem, por isso devemos colocar em prática o que ensina Salomão em Provérbios 16:3 “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”.
É preciso entender que a vontade de Deus para nós é que possamos cuidar dos interesses de Deus, para que Ele possa cuidar de nossos interesses. “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” (Salmo 34:4-5)
Enquanto o foco de nossas vidas for os nossos próprios interesses não vamos agradar a Deus, não edificaremos Sua Casa. Não podemos ignorar as ordens e advertências do Senhor a respeito do perigo de sermos iludidos pela nossa própria cegueira. Com toda certeza, quando colocamos as coisas de Deus em primeiro plano, quando cuidamos de Sua Casa, Ele cuida da nossa e nos coloca em posição de honra.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...