segunda-feira, 8 de novembro de 2010


“Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo” (Eclesiastes 11:9).

Amado(a), temos ouvido com freqüência que quando queremos o Deus não nos deu, perdemos o que Ele nos deu. Isso acontece em todas as áreas de nossas vidas. Seja ela no plano financeiro, sentimental, profissional. Ouvimos com freqüência também que temos que ouvir a voz do Senhor, fazer a nossa parte e esperar o tempo de Deus, pois a porta que Ele abre ninguém fecha e a porta que Ele fecha ninguém pode abrir. Exemplos na Bíblia são inúmeros, e podem ser confirmados também em nossa vida secular e espiritual nos dias de hoje. Quantos não se deram mal em seus negócios porque não fizeram de acordo com os preceitos de Deus? De início tiveram bens, poder, autoridade, mas em pouco tempo perderam tudo o que conquistaram. De igual modo vemos isso na vida pessoal, quem deseja o que não foi consentido por Deus, acaba por se tornar escravo de seus desejos. Sansão é um grande exemplo, assim como vários reis de Israel que não atenderam ao conselho do Senhor. Saul teve tudo, assim como Salomão, mas acabaram como exemplos de quem um dia teve que prestar conta de suas escolhas erradas, contrárias à orientação dos profetas de Deus. Davi, entretanto, fez diferente do seu antecessor e de seu sucessor e entrou para a história como o homem segundo o coração de Deus. Em todos os textos relativos a ele, vemos suas lutas e angústias, até mesmo diante das escolhas erradas, mas podemos aprender com ele que escolheu o caminho do Senhor. Caminho é modo de vida, é procedimento, forma de agir. Nossos caminhos são resultados das escolhas que fazemos. O sábio, talvez baseado em suas próprias experiências negativas, afirma no texto em epígrafe que ninguém deve pensar que escapará aos efeitos do pecado. Mesmo que a morte física pareça tardar, a morte espiritual é uma realidade da qual ninguém pode fugir. Nem sábios, nem tolos. Nem reis ou escravos. Não existe posição, título, riqueza ou autoridade que nos coloque acima dos preceitos divinos ou nos garanta imunidade diante das consequências do pecado. Pecado é escolha e toda escolha tem um preço. O diabo pode oferecer muitas coisas ao homem neste mundo, mas pode também recolher a sua alma, caso Deus o permita. Não sabemos que dia o Senhor virá, mas é certo que um dia, a vida de cada homem será avaliada pelo Senhor, mas será muito tarde para consertar o que houve de errado.

Portanto, amado(a), hoje é o dia oportuno para que tomemos uma decisão inteligente: de servir a Deus e andar nos seus caminhos, deixando de lado tudo que nos afasta Dele.

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles contentamento” (Eclesiastes12:1).

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...