quinta-feira, 14 de outubro de 2010


Vês um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele. (Provérbios 29: 20)


Amado(a), quantos não têm perdido uma amizade, um emprego, uma promoção porque não sabem ficar calados, ou porque não pensam antes de falar!
O livro de provérbios está cheio de recomendações sobre como agir nesse sentido, mas muitos são os que se calam quando precisam falar e falam demais quando precisam ouvir. São os que falam intempestivamente e assim agem como um insensato do qual nos fala Salomão em Provérbios 17: 27 “Refreia as suas palavras aquele que possui o conhecimento; e o homem de entendimento é de espírito sereno”.
Não é sábio quem fala do irmão, sem dar a ele a oportunidade de defesa. É tolo quem toma partido e descobre ao outro as mazelas de do próximo, pois muito cedo se arrependerá do que disse e não poderá voltar atrás sua palavra. E não raras vezes se percebe que tomou o partido errado. A Bíblia ensina que se deve repreender o que está agindo errado, mas isso deve ser feito em particular, e dito de forma clara ao que deve ser admoestado. Nunca de forma indireta, com recados e intermediário e jamais deve ser dirigida a outra pessoa.
Amado(a), quantos não têm perdido bênçãos e a oportunidade de comunhão que edifica e abençoa porque não sabem refrear sua língua e a usam para atacar, não para aconselhar, desculpar, suavizar o agravo! Quantas vezes não gostamos do que ouvimos e em vez de respondermos com brandura, preferimos derramar hostilidade e incompreensão! O sábio nos diz em Provérbios 15:28 que “O coração do justo medita no que há de responder; mas a boca dos ímpios derrama coisas más.”
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...