sexta-feira, 15 de outubro de 2010


“Não fales aos ouvidos do tolo; porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.”. (Provérbios 23: 9)


Amado(a), hoje comemora-se o dia do professor, uma profissão dedicada ao ensino e, consequentemente, ao aconselhamento daqueles que estão em estado de aprendizagem. Mas devemos nos lembrar de que o maior professor do qual se tem notícia, a quem seus pupilos, feitos discípulos, chamavam “Mestre”, foi Jesus.
Não é preciso nenhum adjetivo para qualificar o ministério deste mestre, àqueles que conhecem a sua história, durante seu magistério terreno. Todos os seus ensinamentos foram baseados em prática vivida, e fundamentada na teoria que defendia, registrada na Bíblia. Isso ninguém pode contestar. Os Evangelhos registram inúmeros exemplos pedagógicos da atuação de Jesus e como Ele praticava o que ensinava. Mas podemos observar que, embora falasse a uma multidão, assim como muitos professores ensinam a turmas repletas de alunos, eram poucos os quais Ele chamava em “Seu gabinete” para aconselhar. Isso porque Ele conhecia e punha em prática a palavra ensinada pelo sábio em Provérbios 23:9. Jesus escolhia a quem dar conselhos, porque também sabia a inutilidade de dar pérolas aos porcos. Jesus sabia que não adianta repreender aquele que acha que tudo sabe, assim como um professor que tenta ensinar a um aluno que não quer aprender. Na verdade, o melhor e mais capacitado professor nada pode fazer diante de um aluno medíocre, que não se dispõe a aprender. Assim é também com os alunos da fé, muitos são os que se sentam nas cadeiras da igreja e entra ano e sai ano sem mudarem de nível: continuam na pré-escola. Não ouvem o pastor. Muitos são os que apenas frequentam algumas aulas, mas não passam pelas provas. Podemos verificar também que Jesus repreendeu severamente seus discípulos, dentre eles, Pedro, porque sabia que ali teria um aluno brilhante, um grande discípulo, depois que estivesse verdadeiramente disposto a aprender e a colocar em prática o que aprendeu. Entretanto, limitou-se a explicar a teoria a Judas, talvez porque soubesse que “esse aluno” era um daqueles que apenas estava matriculado na escola, fazia parte do grupo, mas não se comportava como quem deseja verdadeiramente aprender, porque aprender implica mudar de comportamento. Jesus colocava em prática a teoria de Salomão em Provérbios 9:8-9 "Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á. Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento".

Amado(a), se você está matriculado na escola cujo objetivo é capacitá-lo para a vida eterna com Jesus, que lhe concederá o diploma de acesso à eternidade celestial, verifique como tem sido o seu comportamento como aluno. Você tem ouvido o seus mestres, e, principalmente, você tem seguido o exemplo do Mestre?

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...