sábado, 16 de outubro de 2010


“Quem rejeita a correção menospreza a sua alma; mas aquele que escuta a advertência adquire entendimento. (Provérbios 15:32)


Amado(a), a Bíblia tem nos ensinado que aquele que anda com sábios fica mais sábio, mas quem escolhe a companhia de pessoas insensatas não tem como ser edificado. Não é raro vermos pessoas com potencial para serem prósperas em toda a acepção da palavra serem desviadas para caminhos de derrota e destruição justamente porque se envolveram com pessoas insensatas. Os exemplos nos mostram que é mais fácil ser puxado para baixo do que erguer aquele a quem se está tentando estender a mão, porque a mente do insensato não é aberta aos bons conselhos. Por isso Salomão ensina que não vale à pena pleitear com o insensato, porque quer este se agaste quer se ria, não terá descanso.
Entretanto, quando se tem um mínimo de equilíbrio e de sabedoria, aquele que espera uma mudança de postura e quer trilhar o caminho dos separados pondera, conforme ensina o sábio em Provérbios 27: 5-9, “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos. O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo”. Em outras palavras, isto significa que aquele que ama verdadeiramente o amigo não deixa que ele caia em ciladas e na astúcia do inimigo por não querer se indispor. A Bíblia recomenda admoestar o que está em erro, porém com amor e compreensão. Mas quem rejeita a correção assume pagar as conseqüências das escolhas e não pode responsabilizar o outro pelos seus fracassos.
Amado(a), a Bíblia é, por excelência, o livro dos bons conselhos e ela nos recomenda ouvir e pedir conselhos. E, em várias passagens, com narrativas de histórias com finais felizes ou trágicos, a palavra de Deus nos mostra que aprendemos com os conselhos, pois aquele que escuta a advertência adquire entendimento.
Erramos menos porque, como nos diz Provérbios 11:14 “Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.” E Provérbios 15: 22 “Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.”
Quem ouve conselhos se torna mais sábio, mas quem ignora a repreensão e prefere seguir seu próprio entendimento logo tropeçará, conforme ensina Salomão em Provérbios 13: 10 “Da soberba só provém a contenda; mas com os que se aconselham se acha a sabedoria” e em Provérbios 15: 12 “O escarnecedor não gosta daquele que o repreende; não irá ter com os sábios. 31 O ouvido que escuta a advertência da vida terá a sua morada entre os sábios.”
Quem ouve conselhos dá provas de maturidade Provérbios 12:1 1 O que ama a correção ama o conhecimento; mas o que aborrece a repreensão é insensato, pois o caminho do insensato é reto aos seus olhos; mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
Quem escuta um conselho e põe em prática evita dor de cabeça, conforme diz Provérbios 19: 16 “Quem guarda o mandamento guarda a sua alma; mas aquele que não faz caso dos seus caminhos morrerá”.
Quem ouve conselhos prospera diz Provérbios 16: 20 “O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor.”
Amado(a), o segredo para uma vida próspera em todos os sentidos é ouvir e obedecer. Isso é a essência da palavra de Deus. Jesus foi obediente até a morte. Os personagens bíblicos que seguiram os conselhos dos profetas também exemplificam essa afirmação. Por isso, em vez de colher os frutos da desobediência, seja inteligente: ouça e pratique os conselhos daqueles que têm a visão de Deus.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...