quinta-feira, 21 de outubro de 2010




“Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes” (Hebreus 12:12)



Amado(a), o autor de Hebreus nos exorta a dar suporte aos fracos na fé. Muitas vezes encontramos na Igreja irmãos que estão fragilizados, que são inconstantes na fé, ora estão na igreja, ora estão no mundo. São esses os alvos da palavra desse versículo. Nossa tendência é deixar de lado, porque também nos sentimos incomodados com as atitudes deles. Pensamos que eles ouvem a mesma palavra, têm o mesmo pastor, recebem a mesma ou até mais atenção dos líderes, vivem caindo e voltando ao pecado, então não precisam ouvir mais ou ser admoestado novamente. Engano nosso: os fracos na fé precisam ser apoiados. Outro engano é pensar que devemos dar atenção aos que estão no mundo porque os que estão na igreja já estão no caminho certo. Isso seria o ideal, mas vemos que a realidade é diferente. A igreja está cheia de pessoas que não estão firmes, que se comportam muito mais como meninos rebeldes, filhos insubordinados do que muitos que não conhecem Jesus. É deles que o autor de Hebreus fala e é neles que devemos concentrar nossas atenções. Primeiro em oração, pois, assim como os descrentes, como aqueles que nunca tiveram uma experiência com o Senhor, os “joelhos vacilantes” também não têm coração aberto para ouvirem uma exortação direta, ou para acatarem um conselho do irmão ou dos líderes para agirem de acordo com a palavra. Infelizmente, esses são até mais difíceis, porque conhecem e usam a palavra recortando-a para justificar suas ações. Os de coração duro precisam antes ser abrandados e só a oração de intercessão pode conseguir isso. A palavra não cai em terreno fértil, os espinhos tomam conta e nossas boas intenções são distorcidas. É, preciso também jejum para fortalecer o espírito, pois muitos desses não estão definitivamente libertos e por isso se deixam levar por sugestões de espíritos enganadores. Quantos não estão sofrendo nas igrejas, fazendo sofrer e carregando a armadura não para libertação, mas para repetirem as instruções de satanás. Sem a ação do Espírito, sem a ajuda do irmão que se encontra mais fortalecido no Senhor, é inócua qualquer tentativa de chamar à razão aqueles que estão se perdendo, dentro das igrejas. Antes se sentem vitimas e alvos de perseguição ou de abandono dos irmãos.
Amado(a), quem conhece e vive a palavra, quem busca uma vida de santidade sabe que isso é a nossa luta contra os principados e não contra a carne. Mas quem não está nessa sintonia vai lutar contra o homem e suas atitudes insensatas. Mas o Senhor nos exorta à santidade e a sermos cooperadores de Cristo e não alvos do inimigo. De que lado você quer estar?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...