quarta-feira, 20 de outubro de 2010


“Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.” (Mateus 18: 15-18)


Amado(a), a bíblia diz que devemos corrigir as crianças, pois elas não sabem escolher o caminho certo, por isso Deus colocou sobre elas a autoridade dos pais ou responsáveis para que fossem admoestadas e seguir uma caminho que as levará ao crescimento em todos os sentidos. Entretanto, as que se rebelam acabam encontrando dificuldades ao longo de sua vida e não raras vezes são corrigidas por estranhos ou até mesmo sofrem as conseqüências de não terem dados ouvidos aos ensinamentos daqueles que a amam.
Infelizmente, muitos adultos também agem de forma imatura e não atentam para o que a Bíblia sobre a necessidade da correção. E por conta disso seguem colhendo os frutos próprios da rebeldia infantil.
Amado(a), quantas vezes somos corrigidos por nossos pais, professores, ou até pelos amigos mais chegados e ficamos incomodados, reclamamos, ou desprezamos a correção? É comum entre as pessoas imaturas desprezar a correção. Mas entre aqueles que querem ser edificados, que não agem mais como meninos na fé, é preciso reconhecimento acerca do que nos diz o autor da carta aos Hebreus: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”. (Hebreus 12:11). A correção pode parecer inicialmente ruim, mas ao final ela leva ao gozo e a frutos pacíficos, pois que resulta de obediência à palavra e o segredo das bênçãos está em obedecer, assim como a explicação da maldição está na desobediência.
Observe que o Senhor está dizendo que é necessário que haja a correção. Todavia, essa deve ser feita inicialmente à pessoa diretamente para que ela tenha oportunidade de refletir sobre seu erro e se redimir. Mas se ela não aceitar e, para evitar que distorça as palavras do irmão, testemunhas são necessárias para que a palavra seja confirmada. E, ainda assim, se ela não se corrigir ou não aceitar o que foi dito a Igreja deve tomar conhecimento.
Amado(a), Jesus nos ensina isso não para expormos o irmão, ou criarmos animosidade na Igreja, mas para evitarmos que o pecado entre e que o inimigo use a divisão entre os irmãos para quebrar a comunhão. Sabemos que aqueles que se isolam são alvos fáceis de satanás e é dessa forma que ele entra na vida da Igreja e instaura a rebelião. Se você está dando brechas, se não está em obediência à palavra, cuidado! O próximo passo é o isolamento que leva ao desvio e a fuga do alvo.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...