domingo, 3 de outubro de 2010


O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (João 10: 10-11)

Amado(a), a Bíblia usa diversas metáforas para nos ensinar e, para que possamos compreender o sentido espiritual, emprega analogias com situações humanas. E como foi escrita em um tempo em que o mundo era basicamente agropecuário, seus autores, com a inspiração do Espírito Santo usou a analogia com esse universo, por isso Jesus compara a Igreja a um rebanho do qual Ele é o pastor. Mas para entendermos essa analogia precisamos também entender a natureza desse animal e a importância do pastoreio. Diferentemente dos demais, a ovelha é um animal que não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, ela fica no fim da cadeia alimentar, não se defende, não tem habilidades de luta. Por isso é presa fácil de predadores, caso esteja fora do rebanho e dos cuidados de um pastor. Ela é totalmente dependente dele, assim como nós dependemos de Jesus. Entretanto, somos presas fáceis nas mãos do inimigo justamente porque não nos colocamos na condição de ovelhas e quando queremos nos defender, achando que estamos certos, e lutamos por isto até o fim e ignoramos outra característica da ovelha: elas ouvem a voz do pastor dentre inúmeras vozes e assim é conduzida por ele, sem se misturar a outros rebanhos. Muitas vezes escutamos a voz do nosso Pastor, mas não a seguimos. Muitos ficam esperando Deus falar com eles, e Deus já está falando, está usando essa mensagem, está usando o pastor da igreja, está usando um irmão, mas não tomam uma atitude, porque mesmo escutando a voz de Deus, age como quem não está entendendo, não a segue. Outra característica da ovelha é que ela não come qualquer coisa, ela não se alimentam de imundícia. Enquanto os bodes comem tudo que vem na frente, tudo que parece ser apetitoso, mesmo que seja lixo, uma ovelha só come capim. Mas o capim precisa estar novo, precisa estar fresquinho, precisa estar bom. Muitos, infelizmente ficam atrás de todo tipo de alimento, diante de uma novidade, já correm para ver o que é, já querem experimentar, sem saber de onde veio, quem produziu, sem considerar se vai fazer bem ou mal, já vai comendo. Agem com independência do pastor e se alimentam de tudo que contamina, enquanto a ovelha que ouve o seu pastor só se alimenta do que edifica, do que a faz crescer e produzir cada vez mais.
Uma característica da ovelha que pode ser comparada à nossa vida cristã é a sua posição no rebanho. Uma ovelha dentro do rebanho, recebendo alimento, sendo cuidada e chamada pelo nome pelo seu pastor, o qual ela obedece e conhece a voz, está sempre segura. Contudo, ela é alvo fácil do lobo quando se afasta do rebanho. E essa tem sido a principal estratégia do diabo: sutilmente afasta a ovelha do rebanho, fazendo com que ela ignore a voz do pastor, ainda que a escute; fazendo com que ela coma e beba de fontes sujas, que não se sustenta na palavra; fazendo com que ela fique isolada, sem comunhão com os irmãos, sem ter com quem contar ou chamar quando estiver nas mãos do inimigo.
Amado(a), quantas vezes você tem caminhado afastado do rebanho, sendo observado por lobos, prontos para afastar você do Pastor e te devorar, e você não percebe isso? Quantas vozes você tem ouvido e se deixado seduzir por vozes estranhas ao rebanho? Quantas vezes o “lobo, disfarçado de ovelha” tem se infiltrado no seu rebanho e, ao invés de ouvir a voz do Pastor e ir até o encontro Dele, você tem se afastado cada vez mais para longe do aprisco.
Não é difícil reconhecer esse disfarce: basta verificar se isso tem aproximado você do rebanho e de seu pastor, ou se tem levado você a se distanciar do aprisco e a comer o que não convém.
Amado(a), Jesus está lhe dizendo em João 10:14“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.”
Você faz parte desse rebanho?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...