quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3:6)


Amado(a), em mais uma lição de sabedoria, Salomão, que tanto nos dá testemunho de obediência como de desobediência, oportunamente nos ensina a não fazer o que ele fez ao final de sua vida. Ele que dedicou um livro a mostrar a importância, não só do conhecimento, mas da prática da palavra de Deus, recomendou: “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” (Provérbios 3:1-2).
E se pensarmos na experiência desse rei que foi considerado o homem mais rico e mais sábio, mas que mudou o curso de própria história quando provocou sua separação de Deus por meio de comunicação com os idólatras, levada pelas mulheres com quem se relacionou, podemos trazer para nossas vidas um curso diferente.
Ao negligenciar a sua aliança para com Deus, perdeu o domínio de si mesmo e fez com que sua tão famosa sabedoria fosse inócua, e sua moral se dissipou. Isso também acontece conosco, quando nos fazemos sábios aos nossos próprios olhos, deixamos de temer ao Senhor e assim não nos apartamos do mal. Deus pode fazer muito pouco pelos homens que se tornam independente Dele. Enquanto Salomão seguia a lei do céu, Deus estava com ele, e tinha sabedoria para governar Israel com imparcialidade e misericórdia, mas quando deixou de ouvir a voz do Senhor, sua vida foi corrompida e ele se entregou ao culto de falsos deuses. Vemos, então, no que se tornam os seres humanos quando se aventuram a separar-se de Deus. Nem sempre nos damos conta, mas um passo em falso prepara o caminho para outro, e cada passo é dado mais facilmente do que o anterior. É assim que começamos a perder nossa comunhão com Deus, por isso, devemos atentar para as palavras do próprio Salomão: “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.”
Amado(a), não precisamos sofrer as conseqüências dos erros e da desobediência se temos a Bíblia como manual de instrução, se temos profetas a nos exortar no caminho da sabedoria divina. Deus nos fala por meio de Salomão “Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Quem reconhece Deus em todos os seus caminhos não tropeça, pois suas veredas são endireitadas. Seguir a exortação do sábio é melhor do que colher as conseqüências de se estribar em seu próprio entendimento. Essa é a grande sabedoria. O tolo despreza a correção, mas o sábio faz dela o seu alicerce. Provérbios 3:35 afirma: “Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.”
Você prefere ouvir e obedecer ou esperar para colher as conseqüências?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...