quarta-feira, 8 de setembro de 2010


Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se en­vergonhar e que maneja corretamente a palavra da ver­dade
(2 Timóteo 2.15).


Amado(a), ministério é a capacidade que o Espírito Santo concede aos servos de Deus para uso em favor dos outros, para que o evangelho seja levado a toda criatura. É uma habilidade especial de fazer algo. No contexto bíblico, entende-se que Deus escolhe o homem para determinados fins. Pela Sua onisciência e onipotência, Deus criou o homem com uma característica inigualável no aspecto da sua individualidade. E assim como na execução de um determinado serviço é necessário a utilização de vários instrumentos, também Deus tem usado essa individualidade para cada tipo de obra.
Porque somos diferentes e únicos, com um conjunto de potencialidades, todos nascemos um com um talento e é por meio desse talento que descobrimos a nossa vocação. Quando voltamos nossa vocação para a obra de Deus, recebemos o dom de Deus que nos capacita para exercermos o ministério ao qual Deus tem nos chamado.
Mas Deus não dá um ministério a quem não assume compromissos. Ele é Deus de alianças e isso pressupõe ir até o fim, independente das lutas e dificuldades. Quem não consegue cumprir seus compromissos, põe a mão no arado e olha para trás não é digno de exercer um ministério. É verdade que todos receberam dons, talentos que devem ser usados na obra do Senhor, mas a Bíblia diz também que muitos foram chamados, mas nem todos foram escolhidos. Isso porque a escolha não é unilateral. Depende de cada um assumir a sua parte. Quem não tem compromisso com os homens, não assume a palavra empenhada, não conclui o que inicia, desiste no meio da jornada, ou não persiste naquilo que se propôs a fazer não está preparado para exercer um ministério. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.
Amado(a), se você se dispõe a fazer a obra de Deus, não proceda imprudentemente. Quem está disposto a colocar a mão no arado sabe que precisa de muita atenção no trabalho, que não pode se deixar distrair com nada, mas é preciso fixar metas e não abandoná-las. De igual modo na vida cristã quem vive sem meta não chega a lugar algum. Está sempre andando em círculos e voltando ao lugar de partida. E, em geral, quem não mantém compromissos na vida secular, no casamento, no trabalho, também é negligente na obra de Deus. Uma vida sem propósito se torna sem sentido dentro do reino. Muitos cristãos deixam de viver uma vida olhando para o alvo, Jesus nosso autor e consumador da fé e seguem suas próprias orientações, por isso se perdem no meio do caminho.
Como o agricultor fixa no alvo para colher no futuro deve ser assim também com o cristão. Jesus deixa bem claro que olhar para trás nos leva ao fracasso e desvia nossa meta. Um dos grandes desafios em nossos dias é estabelecer metas em Cristo. Vários são os exemplos bíblicos de pessoas que não souberam usar seus talentos e perderam seus ministérios porque não olharam para o alvo. Perderam o rumo porque deixaram que algo, fora do propósito de Deus lhe tirasse a atenção. Muitos foram chamados por Deus para servi-Lo, mas deram ouvidos ao que não vinha de Deus e se desviaram. Saul foi um rei sem propósito, por isso teve um reinado fracassado. Sansão terminou seus dias como cavalo virando pedra de moinho, sendo humilhado pelos filisteus. Judas viveu com Jesus, mas não aprendeu dos seus ensinamentos por não ter propósito, vendeu-o por trintas moedas. Na Igreja de hoje também não é difícil encontrarmos pessoas que não assumem um verdadeiro compromisso com Deus e olham para trás, por isso seus testemunhos são de uma vida fracassada em todos os aspectos. Mas aqueles que honram a aliança são cada vez mais usados para a construção do Reino de Deus na terra e pregam o evangelho de ações, não de palavra.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...