sábado, 25 de setembro de 2010

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. (Mateus 5: 23–24)



Amado(a), somos alertados por Jesus, neste texto de Mateus a não continuar nos enganando, acreditando que está tudo bem por não nos faltar, em alguns casos: prosperidades materiais e até físicas durante algum tempo. Ele nos ensina que de nada adianta oferecermos nossas ofertas no altar, se nosso Pai sabe que há questões entre nós, entre os seus filhos. De nada adianta entregarmos ao Senhor nossos dízimos e ofertas, e omitirmos o que há de mais importante no seu Reino que é a justiça, a fé, o amor e a misericórdia, por isso diz em Mateus 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas"
Nossa vida exterior deve refletir nossa vida interior e se só podemos testemunhar coisas boas se em nosso interior elas são plantadas. Cada um só pode dar o que tem. Uma arvore má não produz bons frutos, é o que diz a bíblia. Jesus nos ensinou a não viver como os fariseus que apresentavam a aparência do bem, mas suas vidas refletiam o mal. Jesus nos ensina a buscar o perdão e a reconciliação, caso contrário de nada adianta depositar ofertas no altar: elas não se converterão em bênçãos. Para Deus, a reconciliação entre irmãos é mais importante que entregar dízimos e ofertas. Quando Jesus nos diz em Mateus 18:18"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu", Ele está se referindo ao perdão. A falta de perdão traz enfermidade física e espiritual e infelizmente, muitos são os que hoje estão sofrendo com doenças do corpo e da alma, acreditando que mesmo não perdoando ou pedindo perdão por qualquer ofensa que tenham cometido ou feito a alguém depois de ser salvo, sua vida correrá normalmente e que alcançarão as bênçãos.
Amado(a), os filhos de Deus precisam aprender que Ele tem a cura pra tudo. “Se quiserdes e me ouvires comereis o bem desta terra”, eis o que diz o profeta, alertando-nos que a pior morte é estar morto vivo e a pior solidão é a do homem apartado de Deus, que põe a sua confiança no homem e não no Deus vivo. Todo aquele que está nEle também dará bom fruto, e irá andar como Ele andou; caso contrário é um mentiroso, e ainda está em trevas: "Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos" I João 2.9-11;
O perdão gera libertação e a libertação gera vida, por isso devemos aprender com a palavra de Deus, tomando posse do que diz o Senhor: “conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Lembremos, pois, do que disse Jesus: "...e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti...".
Observe que Ele não disse para irmos nos reconciliar com nosso irmão se tivermos alguma coisa contra ele, mas se soubermos que ele tem alguma coisa contra nós. Quando fazemos o agravo, achamos que estamos certos e julgamos o irmão. Quando sofremos o agravo, achamos que o irmão é que está errado. Caso ele queira se desculpar, então perdoamos, mas não é assim que Jesus nos ensina.
Jesus nos ensina a ir atrás de quem nos agravou. O ministério de Jesus foi sobretudo o do amor, não só de justiça, porque a Lei trouxe a justiça. Mas Jesus, mesmo não tendo revogado a Lei, acrescentou o amor. E é isso que tem faltado nas relações. Para isso é preciso entender que a reconciliação não é feita por quem fez o agravo, mas por quem sofreu o agravo. Quando fazemos alguma coisa ao irmão, para ser feita a justiça, o certo é ir até ele e pedir perdão. Se fizermos isto, não temos galardão algum, pois apenas fizemos justiça. Mas se ao contrário sofrermos o agravo, e buscarmos com o outro a reconciliação, isto é amor. Amor é buscar o proveito do outro e não o seu próprio: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" I Coríntios 13.4-7.
Portanto, amado(a), antes de cobrar de Deus o porquê de sua vida ainda não ter sido abençoada, e levar sua oferta ao altar, verifique como andam seus relacionamentos, como você tem se comportado com seus irmãos. Você nem precisa responder. Deus conhece seu coração e seus caminhos e o mundo conhece as suas obras.
Graça e Paz!

Um comentário:

  1. Desculpe, mas o versículo acima citado que encontra-se em Mateus 5;23-24, jesus nao ensina ir atras de quem nos agravou, porém ele adverte que os judeus, para quem aquela mensagem estava sendo destinada, e claro, hj em dia para todos nós, que ao ofertarmos e lembrarmos de que alguém tem algo contra nós, é melhor tentar reconciliar, nos versiculos abaixo o Senhor fasla em tribunal. quem fez algo contra voc~e, não vai procurar o juiz, mas sim quem você cometeu algo contra ele, esse sim, vai procurar meios pra te prejudicar, ou rever o prejuizo que lhe causou, exemplo uma mulher separada que cobra pensão alimentícia para ex marido, se esse homem estiver entregando a oferta e se lembrar, ele deve correr para conciliar com ela sobre o pagamento, antes que seja preso. essa palavra foi dado aos judeus na época, porque Jesus temia que eles mesmo q tivesse cultuando ao Senhor, se os romanos tivesse algo contra eles, lhe levaria aos tribunais.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...