sexta-feira, 24 de setembro de 2010

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. (II Ped 3:9)




Amado(a), neste versículo podemos nos deter em quatro aspectos fundamentais que encerram o conteúdo da mensagem de Deus: 1) o Senhor entrega a benção no tempo certo; 2) Deus é longânimo, mesmo quando nos faz esperar; 3) Ele não entrega a promessa precipitadamente para que ninguém se perca e 4) O Senhor espera pelo nosso arrependimento.
Observe que Pedro chama-nos a atenção para esses fatos, lembrando-nos de que “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.” Portanto, o tempo do arrependimento é agora, uma vez que não sabemos ao certo quando o Senhor virá. Por isso nos convém “ser em santo trato, e piedade”.
Jesus em Lucas 15:7 afirmou: “...haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Arrependimento pressupõe mudança de comportamento, está no plano da ação e não das emoções. Quando colhemos os frutos de nossas escolhas erradas e sofremos momentaneamente por isso, temos uma tendência a nos sentir arrependidos do que fizemos e a afirmar que não faremos mais, que não cometeremos mais os mesmos erros. Entretanto, se isso não gerar mudança de postura, mas apenas um reflexo de nossa emoção, não podemos afirmar que houve arrependimento, mas remorso. O que nos leva a seguir em frente, desconsiderando o passado. Arrependimento é a mudança tal na mente de uma pessoa, que faz com ela lide com as falhas, os pecados, os erros, a falta de zelo e a impiedade do passado de forma diferente. Isso significa que agora vemos todas essas coisas como erradas e impróprias e passamos não a negar o que fizemos, mas a usar o nosso erro para orientar nossa postura futura. Eis porque Salomão nos diz em Provérbios 28:13 “o que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. É pelo arrependimento e salvação inicial, que nós passamos da morte para a vida (I João 3:14), das trevas para a luz (Atos 26:18; Efésios 5:8; I Pedro 2:9), do poder de Satanás para o poder de Deus (Atos 26:18).
Amado(a), veja, então, que arrepender-se não é um discurso, mas uma prática efetiva que pode ser testemunhada pela mudança, por um novo nascimento, por um evangelho de exemplos nas atitudes e nas relações com o próximo.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...