terça-feira, 21 de setembro de 2010


Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios” (1 Tessalonissenses 5.6);


Amado(a), o apóstolo Paulo usa a alegoria do sono como uma metáfora da vida espiritual indiferente, como algo negativo, pois quando estamos em estado de repouso estamos sujeitos aos ataques de surpresa. Dormir, nesse sentido, significa falta de vigilância, desatenção, e consequentemente exposição a um perigo iminente. O sono espiritual demonstra uma vida sem santidade, na impiedade. Os que dormem espiritualmente não conhecem a Cristo e nem as suas exigências e não estão nem um pouco interessados em descobrir a verdade, ou atentos às exortações de santidade, por isso relativizam a palavra, escolhendo para si apenas o que pode justificar suas mentes atormentadas pelo pecado.
Quantos são os que dormem e por isso entregam-se as concupiscências e a prazeres carnais, e mostram-se descuidados e indiferentes para com a vinda do dia do Senhor;
Em geral, suas atitudes diante da palavra é de inércia constante, se são empurrados seguem no impulso, mas aos poucos sua atitude de espírito torna-se estúpida, embotada e sonolenta; e assim retrocedem e se tornam preguiçosos na realização de seus deveres. Se antes agiam com interesse e entusiasmo na obra do Senhor, por não vigiar, cochilam e apenas freqüentam a igreja, como um hábito social ; contentando-se com as aparências, tornando-se mornos e indiferentes para com as verdades e ordenanças do evangelho. Em vista disso não reconhecem e não se preocupam com os seus próprios pecados”.
E nesse caminho, o apóstolo nos exorta a vigiar. Este é um alerta para que todos os cristãos estejam acordados, vigilantes, aguardando com expectativa a vinda do Senhor Jesus, ao contrário dos que estão espiritualmente em estado de sonolência. Mas não adianta apenas estar acordado em estado de vigília, é preciso estar sóbrio. Isso significa não se embriagar, não apenas com bebida, mas com tudo que nos tira o estado de consciência e nos impede de ficar de pé. O apóstolo nesta carta escrita aos Tessalonicenses ainda nos lembra de exortar uns aos outros, para que o irmão esteja no erro seja edificado, assegurando que devemos reconhecer os que trabalham entre nós e que presidem sobre nós no Senhor, e nos admoestam. Isso quer dizer que devemos ouvir e obedecer a voz de nossos líderes, os quais devemos ter em grande estima e amor, por causa da sua obra. Eis que ele também nos ensina a ter paz entre todos a admoestar os desordeiros, a consolar os de pouco ânimo, a sustentar os fracos, e ser pacientes para com todos. Não pagando mal por mal, mas seguindo sempre o bem, regozijando-nos sempre.
Mas observe também, amado(a), que o apóstolo segue sua instrução com um imperativo “Orai sem cessar”, lembrando-nos em seguida de dar graças em tudo, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus e não extinguir o Espírito, nem desprezar as profecias, examinando tudo para reter apenas o bem e a fugir não só do mal, mas de toda a aparência do mal.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...