quarta-feira, 22 de setembro de 2010


E, tão logo o espírito imundo saia para longe do homem, anda por lugares sem água, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: ‘Voltarei para dentro da minha casa, de onde saí.’ E, havendo voltado, acha-a desocupada, tendo sido varrida e tendo sido adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, havendo entrado, habitam ali; e as últimas condições desse homem tornam-se piores do que as primeiras. Assim acontecerá também a esta geração má.” (Matheus 12:43-45)


Amado(a), não temos dúvida de que a palavra de Deus é viva e eficaz e que os Seus planos não podem ser frustrados. Entretanto, eles podem ser atrasados. Muitas vezes por conta de nossa incredulidade, de nossa falta de perseverança, e também por conta de nossa desobediência. O diabo tem sido determinado na arte de enganar e seduzir, agindo sutilmente de modo a fazer com que muitos percam as suas bênçãos, porque, desde o Éden, ele tem levado os homens a desobedecer. Embora Cristo tenha nos libertado da condenação gerada pela desobediência do primeiro casal, muitos são os que ainda estão presos ao pecado e dão lugar aos espíritos das trevas. A Bíblia nos ensina que é preciso conhecer a verdade, para que ela nos liberte, mas diz também que são muitos os que ouvem, mas não compreendem, ainda que lhes sejam dadas repetidas demonstrações. Sabemos que por detrás de tudo isso há a ação de satanás, com o objetivo de sempre. Sabemos também que ele nem se dá ao trabalho de mudar suas estratégias: ataca sempre o ponto fraco daquele que não vigia, ou que se sente independente de Deus para agir. Há um ditado que diz que sábio é aquele que aprende com os erros dos outros, o tolo aprende com os próprios erros, mas o débil nem mesmo com seus erros é capaz de aprender. E a Bíblia nos mostra em vários momentos porque isso acontece. A própria história do povo de Israel demonstra isso. Eles andaram em círculo 40 anos, estando próximo da Terra prometida. Para que a libertação de fato aconteça é preciso mudança, de 180 graus, não de 360, o que tem acontecido com muitos, que voltam sempre ao começo, assim como o povo de Deus no deserto. Pedro em sua segunda carta diz “Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” (2 Pedro 2:22)


Esse dito popular explica que, assim como o cão volta ao próprio vômito e o consome, a natureza humana impele o homem de volta ao pecado, durante o seu processo de libertação“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes são opostos um ao outro, para que não aconteça que o que quer que quiserdes, estas coisas façais.” (Gálatas 5:17) e assim abre uma "brecha" para que o diabo volte. Mas quem acha que ele volta como antes se engana, pois como nos ensina Jesus, ele volta trazendo sete outros espíritos, piores do que ele.
E para quebrar esse ciclo é preciso esvaziar-nos de nós mesmos e nos encher de Deus. Esvaziar a casa e a ornamentar para o Espírito do Altíssimo é a única solução. Não adianta continuar buscando a santificação cometendo os mesmos erros do passado. Lembremos que a desobediência é o pecado maior, foi por ela que o homem caiu. É por ela que muitos têm andado em círculo. Assim, ao encontrar libertação, a pessoa deve imediatamente adotar uma postura de combate ao pecado, de combate ao demônio, de santificação, de amor à Deus e pedir com todas as forças que o Espírito Santo a preencha, tornando assim impossível ao diabo entrar, eis porque Tiago 4:7 ensina. “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”
Amado(a), não pense, contudo, que uma vez tendo o Selo de Deus, o diabo nunca mais se levantará contra você. Ele certamente se levantará, mas não poderá mais tocar em você. Assim usará outros para tentar lhe tirar do caminho certo e isso pode ocorrer em qualquer lugar: em sua família, em seu trabalho, dentro da igreja. Então, resta a você a escolha: dar lugar ao espírito maligno e aos sete que vêm com ele, ou preparar a sua casa para receber tão somente o Espírito Santo. Mas lembre-se: Ele não quer ser uma visita que entra apenas na sala e não tem acesso aos demais cômodos. Ele quer entrar também em seu quarto e nas dependências mais íntimas. Esse espaço está limpo para recebê-Lo?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...