quarta-feira, 1 de setembro de 2010


"A minha raiz se estenderá até as águas, e o orvalho ficará durante a noite sobre os meus ramos; a minha honra se renovará em mim, e o meu arco se reforçará na minha mão." (Jó 29:19-20)


Amado(a) observe que por diversas vezes, na Bíblia, Deus nos compara às árvores. Quando olhamos para uma árvore, o que mais nos chama a atenção pode ser o seu tamanho, sua copa, seus galhos, seus frutos, seu tronco. Entretanto, o que nem sempre fica visível e é de extrema importância para sua existência são as raízes! A raiz é o órgão da planta que, em geral, fica abaixo da superfície do solo e tem como principais funções: a fixação da planta ao solo e a absorção de água e de todos os outros nutrientes que a planta precisa.
Uma árvore, não importa qual o seu tamanho, deve ter uma raiz, fincada em um solo, com a qual retira os nutrientes necessários para sobreviver, para crescer além do solo, para dar sombra, flores e frutos. Nós também precisamos de uma raiz para crescer. Essa raiz estiver em solo fértil, às margens de ribeiro de água, para que assim possamos ter raízes aprofundadas. Mas se estivermos enraizados em terreno ruim, se buscarmos nosso alimento no mundo , com toda certeza, seremos como um galho seco, não produziremos nem sombra, nem frutos e corremos o risco de sermos cortados. O salmista nos diz logo no primeiro salmo que “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:1-3). Isso confirma o que disse Jô, no texto em epígrafe. Quem tem suas raízes firmes em terreno fértil, próximo ao ribeiro de águas, será sempre renovado, será honrado e reconhecido por todos, pois como diz as Escrituras: pelo fruto se conhece a árvore. E pela árvore pode-se saber em que terreno estão lançadas as suas raízes.
Amado(a), onde estão as suas raízes?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...