domingo, 12 de setembro de 2010


E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. (Gênesis 17:2)
Amado(a), temos ouvido co frequência que nosso Deus é Deus de alianças. Aliança significa pacto, acordo, ajuste, concerto. Teologicamente, diz respeito a concerto entre Deus e o seu povo. A divisão da Bíblia em duas partes está relacionada a dois momentos em que Deus faz alianças com Seu povo. O Antigo Testamento é chamado Antiga Aliança, e o Novo Testamento, Nova Aliança. Vemos m toda a Bíblia que Deus toma a iniciativa de fazer alianças e por meio delas, pelo seu imenso amor, nos dá a garantia de muitas bênçãos, se houver fé e obediência. A primeira aliança Ele fez com Adão e Eva, no Éden: deu-lhes a Terra e pleno domínio sobre os animais, abençoando-os com a ordem para frutificar e multiplicar. Entretanto, estabeleceu condições: o primeiro casal não deveria comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Se comessem da árvore proibida, morreriam. Vemos depois que eles desobedeceram, quebraram a aliança, e experimentaram imediatamente a morte moral e espiritual, e, depois, a morte física.
Depois disso, Deus estabelece uma aliança com Noé, e, após o dilúvio depois de ter salvado o patriarca e sua família, como sinal perpétuo dessa aliança, Deus deixou o arco sobre as nuvens, conhecido como arco-íris. (Gênesis 9.11-17)
Ainda no Antigo Testamento, vemos a aliança feita com Abraão, chamada "concerto perpétuo", porque se estendeu às gerações futuras e já apontando para o Reino Eterno de Cristo (Gênesis 17.7). Deus prometeu fazer de Abraão uma grande nação, e abençoar todas as famílias da terra por meio dele, dando a terra de Canaã aos seus descendentes, que seriam grandemente multiplicados. Os termos da aliança firmada com Abraão foram renovados em Isaque, conforme lemos em Gênesis 26:2-5,24: "Serei contigo e te abençoarei... multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas as terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra. Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo"
E Deus seguiu fazendo alianças com Seu povo. Essas alianças provam que Ele é fiel à sua palavra. Mas para recebermos as bênçãos prometidas fé e obediência são indispensáveis. Entretanto, vemos o povo quebrando a aliança porque não aprendeu a obedecer. Mesmo vendo o que o Senhor fez pelos seus antepassados, as novas gerações não aprenderam com os erros e insistiram em seguir seus próprios conselhos. Mas o Senhor, sempre misericordioso, voltou a se compadecer de Sua criação e estabeleceu uma nova e eterna aliança por meio de Seu Filho unigênito. O profeta Jeremias nos mostra em 31.31-33: "Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá... porei a minha lei no seu interior, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." Essa nova aliança, que supera a antiga foi selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte purificatória: "Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados", conforme confirma Jesus em Mateus 26:28.
E nessa aliança Jesus nos garante que um novo coração e uma nova natureza recebem aqueles que verdadeiramente amam e obedecem a Deus (Ezequiel 11.19-20). Esses são recebidos como filhos de Deus (Romanos 8.15-16) e terão uma experiência maior em relação ao Espírito Santo (Joel 2.28; Atos 1.5,8).
Com essa aliança Jesus abriu o caminho da reconciliação do pecador com Deus. Mas ainda é necessário atentar para uma condição básica: obedecer.
Amado(a), como está a sua vida em relação à aliança com Deus? Você tem sido obediente à Sua palavra, ou tem se comportado com negligencia e independência? Como você tem honrado os seus compromissos com o Senhor, com a Igreja, com o Evangelho?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...