segunda-feira, 6 de setembro de 2010


E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. (Isaías 2:3)


Amado(a), profeta é um termo grego (prophetes – verbo propheteuo) e significa basicamente “anunciar”, falar em nome de Deus. Ele não fala por si, pois é, antes de tudo, um mensageiro de Deus. É por isso que encontramos frequentemente a expressão “assim diz o Senhor”. E nem sempre fala aquilo que queremos ouvir. Deus tem colocado profetas para guiar o Seu povo, mas nem sempre o povo ouve a voz desses profetas. Isso não é prerrogativa do povo de Israel, conforme vemos nas narrativas do Antigo Testamento, quando os profetas de Deus não eram ouvidos. Jesus fez referência a esse fato, que também se aplica aos tempos presentes, quando disse em Mateus 23:37 "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!"
Ainda hoje muitos insistem em não ouvir a voz dos profetas. E, se ouvem, não praticam a obediência. Preferem fazer a sua própria interpretação daquilo que Deus está dizendo e seguem por caminhos tortuosos, cometendo os mesmos erros, andando em círculo no deserto, enquanto a porta da Terra prometida está a um passo.
Deus continua falando a você, amado(a), de todas as formas possíveis. Ele fala pelo seu líder, fala pela palavra que é confirmada em vários momentos, fala pelas circunstâncias que tem enfrentado. Mas nem sempre você ouve. Se ouve, não busca discernimento para compreender o verdadeiro sentido da mensagem. Deus oferece-nos a oportunidade para ficarmos livres da confusão da mente, provocada pelo inimigo, mas precisamos ter a coragem de por em prática o que estamos aprendendo. Tiago disse: "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tiago 1:21-22). O diabo não desiste de armar ciladas para os escolhidos e, conhecendo seus pontos fracos, ele age sutilmente, fazendo crer que as propostas vêm de Deus. Mas aquele que tem a unção busca em Deus a resposta e assim não deve ficar em dúvida sobre o que vai fazer. Você pode aceitar o desafio que Paulo ofereceu em I Tessalonicenses 5:21-22: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal".
Amado(a), você está esperando a resposta às suas orações? Se sente que ela chegou e vem de Deus, não faça nada antes de confirmar se realmente é voz do Senhor, ou ruído do inimigo. Lembre-se: ele não desiste de você, mas a boa notícia é que Ele também não desiste. A resposta para a sua questão está na palavra e vai ser confirmada literalmente mais de uma vez, se você ouvir os profetas do Senhor e não as vozes do mundo ou a sua própria carne. Cuidado com o sopro do inimigo. Deus tem a resposta ao seu clamor. Portanto, afine seus ouvidos para ouvir a voz do Espírito Santo e não caia mais em armadilhas.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...