domingo, 29 de agosto de 2010




A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. (Ezequiel 18:20)


Amado(a), muitas vezes somos confundidos com a idéia de que pagamos pelos pecados de nossos pais e que herdamos as suas maldições. Com isso, deixamos de enfrentar nossas falhas, endireitando nossos caminhos, repetindo os modelos atitudes aprendidas em casa. Criticamos nossos pais, mas agimos como eles agiram m muitas situações e nos justificamos com a desculpa de que há círculo de maldição que nos condiciona. Amado(a), isso não é verdadeiro. É uma sugestão diabólica que nos quer repetindo os erros de nossos genitores para que não venhamos a vencer o pecado. Os filhos não são castigados pelos pecados cometidos por seus pais, nem são os pais castigados pelos pecados de seus filhos. É isso que está dizendo o profeta Ezequiel no versículo em epígrafe. . Cada um de nós é responsável pelos nossos próprios pecados. A punição do pecado vem sobre a pessoa que o cometeu. Quando deus diz em Êxodo 20:5 “...eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”, Ele está fazendo referência aos ídolos e muitos têm interpretado esse texto como se a Bíblia ensinasse a punição do pecado entre gerações.
Deus não está falando de punição, mas de consequências. As consequências dos pecados de um homem, certamente, vão influenciar muitas gerações. Vimos isso com o exemplo dos israelitas, cujos filhos foram criados vendo seus filhos desobedecerem a Deus, praticando idolatria. Evidentemente seguiram seus passos, caindo no mesmo tipo de desobediência.
Ainda hoje, se os filhos são criados vendo os pais em adultério, prostituição, mentira, desonestidade, enfim, em qualquer atitude contrária à palavra de Deus, é evidente que a tendência é seguir o exemplo ou a se justificar usando esse argumento quando confrontados e instados a seguir um caminho diferente.
Cada um de nós é responsável pelos nossos próprios pecados e não estamos livres de pagar pelas transgressões que cometemos. Não podemos dividir nossa culpa com outra pessoa, nem outra pessoa pode se responsabilizar por nossa culpa. Somente uma única pessoa pode fazer. Foi a exceção a essa regra que nos redimiu e nos deu o passaporte para a conversão. Jesus Cristo veio ao mundo para trocar Sua perfeição pelo nosso pecado, como está em 2 Coríntios 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. Só Jesus Cristo pode pagar pela punição do pecado de todo aquele que aproximar-se dEle em fé.
Portanto, amado(a), liberte-se da culpa de seus pais. Não aceite mais a maldição que vem escravizando sua vida. Você não precisa cometer os mesmos erros. Jesus já o(a) resgatou!
Graça e Paz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...