quinta-feira, 3 de junho de 2010



Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
(Tiago 5:16)


Amado(a), esse versículo nos faz refletir sobre algo que a medicina e a psicologia têm constatado com freqüência: as dores não confessadas acabam sendo somatizadas e se transformando em doenças que tomam conta de nosso organismo. Úlceras, gastrites, doenças de pele e até mesmo o câncer. Essas doenças estão relacionadas, quase sempre à falta de perdão. Muitas pessoas têm muita dificuldade em perdoar aos outros as suas ofensas. Às vezes, nem foi tão grave o que ocorreu, mas, se ofendeu a vaidade, atingiu o ego, fez com que a pessoa se sentisse depreciada. Mas há também pessoas que não sabem ou não conseguem perdoar a si mesmas. Por se sentirem incapazes de controlar algum sentimento, ou de ano realizar algo, acabem se fechando num sentimento de culpa e, por isso, muitas de suas doenças, depressões, angústias, dão origem a doenças. Culpa, remorso, arrependimento trazem junto a humilhação, a vergonha, o medo e a autopunição. Muitas pessoas ficam "remoendo" os erros do passado, mesmo aqueles que já foram confessados e perdoados por Deus. Eis porque precisamos ter alguém que nos ouça e nos ajude a compreender a necessidade do auto perdão, pois requer enfrentar os próprios medos, julgamentos, injustiças, limitações, olhar para a própria vida e lembrarmos-nos de quantas vezes já erramos e quantas vezes já acertamos. Tiago nos lembra da importância de orarmos uns pelos outros e dos efeitos da oração de um justo. Isso significa também que nossos problemas e aflições devem ser compartilhados com aqueles que estão no caminho do Senhor e não com os ímpios, que certamente não estão em sintonia com a palavra e nada podem faze para ajudar, antes, porém, podem nos desviar de bons propósitos.
Amado(a), se em você tem se manifestado doenças que revelam a necessidade do perdão e do auto perdão, não fique só, busque ajuda. Deus certamente colocará em seu caminho alguém que possa ouvi-lo(a) e orar com e por você.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...