quinta-feira, 27 de maio de 2010







Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)

Amado(a), o apóstolo Paulo faz uma lista de tudo aquilo que deve fazer parte do pensamento do homem. Observe que nesta lista ele repete a palavra “tudo” para enfatizar que não é apenas uma parte, mas tudo que compõe essa relação que deve povoar a mente humana, pois os pensamentos são um índice e sinal do caráter. Deles vêm as ações. Se nossa mente é dominada por pensamento mesquinho e pecaminoso naturalmente a tendência é passar da ideia à prática. Pensamento é energia espiritual, é poder. A Bíblia afirma que "como o homem pensa, assim ele é". Por isso, se a paz de Deus dirige o coração, os pensamentos serão santos e puros. Mas se a carne e o mundo habitarem esse mesmo coração, provavelmente as ações tenderão para o mal.
E satanás sabe muito bem que nos homens que não conhecem a Deus existe um vazio que ele se empenha em preencher com pensamentos pecaminosos que levarão às práticas igualmente fora dos propósitos de Deus. Portanto, seguindo a orientação de Paulo, não devemos nos preocupar com o que não resiste à verdade.
O cristão deve ocupar sua mente com coisas que são profundas, sérias e dignas. Neste mundo há muita coisa que não é digna de respeito, nas quais não devemos sequer pensar. Este mundo se caracteriza pela injustiça. No entanto, nossa mentalidade deve inspirar-se na justiça. Este século está repleto de coisas perversas, vis, sujas e obscenas, e muitas pessoas vivem em tal estado mental que maculam tudo que pensam. Por isso Paulo descreve como "a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria" a "dissolução... avidez... toda sorte de impureza" como ofensa a Deus.
Amado(a), se o pensamento leva à ação, desviemos, pois, nossa mente de tudo que é contrário à palavra de Deus e nos ocupemos de santificar nosso pensamento para que possamos nos apresentar a Deus irrepreensíveis.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...