domingo, 13 de setembro de 2009

Maná: Palavra Diária para Edificação



“Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,”(Provérbios 6:24)

Amado (a), Salomão nos dá as dicas de como procedermos para obtermos sucessos em nossas vidas. É simples: ler e praticar o que diz a Bíblia e aceitar a correção de Deus, caso nos desviemos de Sua palavra. Ele usa a metáfora da luz para nos mostrar que é Bíblia que acende a luz necessária para que saiamos da escuridão impregnada no mundo. Quando acendemos essa lâmpada, evitamos percalços nos caminhos. Desviamos dos buracos e armadilhas que encontramos pela frente.
A sedução das riquezas, os cuidados do mundo e os deleites da vida, escurecem nossas mentes e sufocam a Palavra e não deixam que demos fruto com perfeição. Às vezes o fruto não chega nem a amadurecer e cai antes da hora. por isso, melhor é a correção do Senhor, do que qualquer presente que o mundo possa dar: “Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”, afirma o sábio em Eclesiastes 7:3. Melhor é ser repreendido por Deus, e ser exortado por um irmão, do que ser agradado com interesses ou com falsidade de alguém: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos”, enfatiza Salomão em Provérbios 27:5-6.
Por vezes, Deus permite nossa queda, mas não devemos nos desanimar quando formos repreendidos por Ele, porque eles são o caminho da vida: “Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida“ Provérbios 3:11 e 6:23.
Se Ele nos repreende é porque nos toma por filho: “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, e não desmaies quando por ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos” Hebreus 12:5-8.
Quando nos sujeitamos a Deus e permitimos que Ele nos discipline, acendemos a luz que nos faz participantes da sua santidade.
Precisamos de entendimento espiritual para considerarmos aquilo que genuinamente tem valor eterno. Quando nossa alma se encontra no escuro e nossos corações sem entendimento, Deus, pela Sua imensa misericórdia envia o Seu Espírito Santo para nos tocar e muitas vezes usa pessoas como instrumentos para nos exortar a voltar para o caminho da santificação e da busca pela luz que não se apaga.
A princípio, não temos prazer na correção, mas tristeza, mas depois percebemos o quanto ela é necessária para que sigamos rumo ao alvo. A disciplina é a manifestação de um Pai amoroso por seus filhos amados: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” Hebreus 12:11.
Aquele que encontra a sabedoria é como a árvore plantada junto ao ribeiro: dará sombras e frutos sempre.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...