sábado, 8 de agosto de 2009

Palavra Viva: Palavra Diária para Comunhão




“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”. (Daniel 1:8)


O nome Daniel significa “Deus é meu juiz”. E um jovem que viveu seiscentos anos antes de Cristo, quando adolescente foi deportado para Babilônia, onde viveu mais de sessenta anos, viveu na corte do rei Nabucodonosor e alcançou o posto de conselheiro, aconselhando inclusive aos reis estrangeiros. Com esse homem de Deus podemos aprender grandes lições, pois desde a adolescência ele foi colocado em situações difíceis quanto à sua vida cristã, quanto aos seus desejos pessoais, foi pressionado de várias formas, mas não se deixou levar pelos ataques, e se posicionou firmemente diante do Senhor, preferindo agradar a Deus do que aos homens.
Quando ficou sabendo que iria comer as iguarias da mesa do rei da Babilônia, Daniel fez um voto diante de Deus, e disse que não iria comer daquela mesa.
Durante sua vida ele foi irrepreensível diante de Deus e dos homens, e as coisas que vieram em suas mãos foram realizadas com êxito. Essa é uma das grandes características de um homem de Deus: portar-se como cristão diante das oportunidades da vida, ainda que em lugares desfavoráveis como era a Babilônia, que significa confusão, desordem, tumulto. Os seus amigos foram jogados na fornalha e Deus os livrou do fogo. As vezes acontece de passarmos por provações, mas certamente Deus nos faz crescer a partir delas, como fez com Daniel e seus amigos, pois “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”
Daniel sofreu com a inveja dos inimigos: os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusá-lo de ser mau administrador, mas não encontraram. Muitas vezes encontramos entre nossos colegas de trabalho grandes adversários. Mas como Daniel devemos nos mostrar íntegros, e irrepreensíveis. Nossa honestidade pode até ser colocada à prova, mas jamais devemos deixar brechas para encontrem algo contra nós.
E porque Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada, seus adversários resolveram buscar motivo de acusação contra ele, usando sua fé. Esse é um campo em que muitas vezes somos perseguidos, mas é aí que temos que demonstrar nossa firmeza. Daniel não abandonou sua fé, nem deixou de honrar o seu Deus. Mesmo sendo condenado à cova dos leões, por conta da armadilha dos adversários, Daniel foi salvo pela confiança em Deus, que tampou a boca daqueles animais. Os acusadores de Daniel é que foram dilacerados pelos leões famintos e o nome de Deus foi exaltado. Aprendemos com isso que não se deve tocar no ungido de Deus. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
E a boa notícia que a vida de Daniel nos traz: depois da prova vem a recompensa.
Daniel continuou a ser uma alta autoridade no governo durante o reinado de Dario e depois durante o reinado de Ciro, da Pérsia. E você amado(a), também será recompensado por servir a um Deus vivo e poderoso, mesmo que passe por lutas.




Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...