domingo, 9 de agosto de 2009

Maná: Palavra Diária para Edificação



“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.”(Provérbios 1:7)



Amado (a), a palavra sabedoria significa, segundo o dicionário Aurélio, grande conhecimento, erudição, saber, ciência; qualidade de sábio; prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão; conhecimento justo das coisas; ciência; conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas. Os livros da Bíblia nos remetem a todas essas idéias apresentadas na definição e vai além, pois nos ensina como obter a sabedoria que procede de Deus, como viver em sabedoria e não apenas ter ou adquirir sabedoria.
Ter sabedoria, sabendo usá-la é viver e pensar em conformidade com a verdade e justiça de Deus e isso é essencialmente um dom que vem de Deus. Veja o que escreve Paulo em I Cor 2:8 “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência”.
Há muitas pessoas que são inteligentes, mas não são sábias. Não sabem aplicar com discernimento as experiências que teve oportunidade de vivenciar.
Não há sabedoria sem temor, como não há temor sem fé. Deus é que nos capacita a ser sábios. Lembremos o pedido de Salomão quando o Senhor lhe deu a oportunidade de pedir o que quisesse: “Pede o que quiseres que eu te dê. Salomão pediu apenas uma coisa: Sabedoria e Conhecimento para governar o povo. Deus então responde: “Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.” ( II Crônicas 1:6-12).
Assim como fez com Salomão, também o Senhor fará a nós se lhe pedirmos em oração nos ensina Tiago 1:5 - “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”
Na leitura contínua e constante da palavra temos uma fonte inesgotável de sabedoria e dela não nos desviaremos. O mesmo rei Salomão é um exemplo de ter sabedoria e não viver em sabedoria, quando se apartou dos mandamentos do Senhor. Portanto, amado(a), com esse rei podemos aprender com o exemplo e com o contra exemplo a buscarmos a sabedoria e não nos desviarmos dela se quisermos viver bem todos os dias de nossas vidas.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...