sábado, 8 de agosto de 2009

Maná: Palavra Diária para Edificação


“Salva-nos, SENHOR nosso Deus, e congrega-nos dentre os gentios, para que louvemos o teu nome santo, e nos gloriemos no teu louvor.”(Salmos 106:47)



Amado (a), há dois verbos com valor de exortação nesse versículo: “salva-nos” e “congrega-nos”. Os demais indicam as possíveis conseqüências a que esses atos levarão. Salvação é um assunto bastante debatido no meio do povo de Deus, e congregar, será que é algo bem interpretado? Observe que o salmista pede “congrega-nos dentre os gentios”. Isso significa de entre. Ou seja, permita que estejamos fora da roda daqueles que não partilham os mesmos valores, a mesma fé. Não significa literalmente nos tirar do meio deles, como se fizéssemos para nós uma redoma que nos impedisse de ter contato com as pessoas. Mas quer dizer que dentre eles, possamos ser separados. Livres do jugo, da escravidão do pecado, da corrupção do mundo para congregarmos de modo a podermos louvar o santo nome do Senhor e Nele nos gloriar em louvores.
E quando o salmista se refere a congregar ele não está falando de uma reunião, em que as pessoas se encontram aos domingos durante algumas horas, para, no mesmo recinto, louvar a Deus e ouvir passivamente Sua palavra sendo pregada por um pastor. O salmista está falando daquilo que alimenta o espírito cristão e dá a verdadeira unidade à Igreja de Cristo: congregar no sentido de se ajuntar em um único espírito para um objetivo comum que é servir a Deus em espírito e em verdade. É a reunião daqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (1 Timóteo 2:22).


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...