terça-feira, 18 de agosto de 2009

Maná: Palavra Diária para Edificação



“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.”(Salmos 111:10)
Amado (a), há várias expressões semelhantes a esta na Bíblia, frisando a importância do temor do Senhor, especialmente no livro de Provérbios. E no versículo em epígrafe o salmista ratifica essa afirmação, afirmando que temor é a base da sabedoria. E o que significa temor? Não é pavor irracional, ou medo, mas respeito ou reverência que vem do conhecimento sobre quem é Deus. É o temor de Deus que traz entendimento e nos protege dos maus caminhos (Jó 28:28; Provérbios 19:23; 22:4). E o respeito a Deus nos dá entendimento para que evitemos o pecado em nossa vida, conforme afiança o sábio: “Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do SENHOR os homens evitam o mal” (Provérbios 16:6).
A busca pela sabedoria jamais pode ser separada da nossa busca por Deus, pois as verdades fundamentais sobre Ele constituem as bases do conhecimento.
Todo conhecimento e sabedoria do mundo nada valem se não forem estabelecidos em Deus e se não O buscarmos com humildade, respeito e reverência. Por isso o temor do Senhor é o “princípio” da sabedoria. É preciso que nos lembremos também que o orgulho sempre corrompe o processo de aprendizagem. Quando pensamos que sabemos mais do que realmente sabemos, quando não quebrantamos nosso coração para receber sem restrições a verdade divina, todo o conhecimento intelectual é inócuo. Entretanto, é o respeito pelo Criador que abre a porta para o crescimento intelectual. Aqueles que têm bom entendimento, que cumprem os mandamentos, certamente serão sábios e terão o privilégio de louvar ao Senhor perpetuamente.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...