segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Maná: Palavra Diária para Edificação



“Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniquidades, são aflitos.”(Salmos 107:17)
Amado (a), sobre a sabedoria e a busca do conhecimento, a Bíblia diz em Provérbio 3:13 que: “A sabedoria é o alvo do inteligente... Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento...” Essa busca deve incessante e deve pautar nossos caminhos apontando para o Reino de Deus, pois toda sabedoria sem o fundamento da fé é inócua. Sabemos que há um mundo espiritual e que o reino das trevas luta contra aqueles que têm como alvo o Reino de Deus. Nessa luta, serão vencedores aqueles que buscarem um profundo conhecimento do Senhor, conforme diz Oséias 6:3: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...”
O conhecimento é algo que se alcança nos livros, nas escolas, nas faculdades pelas experiências da vida, mas a sabedoria é dom de Deus e somente Ele pode conceder. Inteligência, cultura, educação acadêmica não são sinônimos de sabedoria. Pode-se ter tudo isso sem ser sábio. O salmista nos chama a atenção para o fato de que os loucos são aflitos e isso se dá por conta de sua transgressão. Loucos podem ser inteligentes, cultos, educados, porém, jamais podem ser considerados sábios. E a aflição é uma conseqüência de não se ter Deus no coração, de não se ter um sentido para a vida. Uma situação remete à outra: aos loucos falta sabedoria e a falta de sabedoria, ou ação de Deus em suas vidas, leva à iniqüidade e à transgressão. Em geral, quem transgride ou subverte as leis tornam-se aflitos e essa aflição leva ao círculo vicioso da loucura, transgressão, iniqüidade, aflição...
O caminho para se fugir desse ciclo é a busca da verdade, pela palavra de Deus como nos ensina João 17:3 “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, ó único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
Quando o Senhor nos diz: João 8:32: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. A verdade é a palavra de Deus revelada. Em João 17:17, Ele disse: "tua palavra é a verdade".Paulo instruiu os Tessalonicenses: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal" (1 Tessalonicenses 5:21-22). Os humanos podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco.
Quando conhecemos a verdade, podemos distinguir o certo do errado e caminhar em busca da sabedoria.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...