domingo, 5 de julho de 2009

Palavra Viva: Palavra Diária para Comunhão




“Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR”. (Levítico 19: 28)


Amado(a), muitos cristãos se perguntam se é pecado fazer tatuagem. Analisemos essa questão à luz da Bíblia, recorrendo, inicialmente ao que diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 10:23 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.
Assim, é preciso ponderar sobre os objetivos de se marcar permanentemente o nosso corpo com um símbolo que pode remeter a algo que não edifica. Marcar o corpo dessa forma pode ser um peso que a pessoa vai carregar para toda a vida e que pode prejudicá-la socialmente, pois pode sofrer discriminação e preconceito; emocionalmente, porque é uma marca permanente e, mesmo que a pessoa se arrependa, não poderá removê-la totalmente e, espiritualmente, quando a pessoa descobre a origem das tatuagens e verifica que ela é instrumento relacionado com deuses e práticas ocultas e pagãs. A Bíblia afirma em 1 Coríntios 6:19-20 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. Nesse entendimento, não é recomendável que um cristão marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo é um templo do Espírito Santo. Em Levítico 19:28, vemos que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, se relacionavam a rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo, pois faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses.
Amado(a), os cristãos devem ouvir as recomendações divinas registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante. Mas isso não significa que se você já fez uma tatuagem não pode se aproximar de Deus. Ele é um pai misericordioso e nos ama independentemente do nosso passado. Mas se você conhece a palavra não justifica buscar no mundo essa identidade que não edifica, pois, conforme ensina Paulo aos Romanos 12:1-2 "Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Por conta de sua história, muitas tatuagens são relacionadas ao satanismo, ao mundanismo e causa escândalo e preconceitos, por isso a recomendação bíblica é: "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus". (I Coríntios 10:32). Se queremos seguir a Cristo, não faz sentido buscar uma identificação com o mundo "Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." (II Coríntios 6:3).
Se você já tem uma tatuagem, ou se pensa em fazer uma para não ser diferente, pense que o importante é decidir daqui para frente ser fiel ao único Deus verdadeiro. Ele atenta para o nosso coração. Veja o que Deus disse a Samuel quando escolheu Davi para substituir Saul. “Mas o SENHOR disse: —Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” (1 Samuel 16:7)
Amado(a), Jesus quer mudar o nosso interior antes de Sua volta. Depois, tudo que for exterior será facilmente mudado por ELE! Se você tem uma tatuagem motivada pela ligação com algum ídolo ou falso deus, e se arrependeu, se você a fez, quando ainda não conhecia a palavra, ou estimulado(a) por pessoas mundanas, agora que é uma nova criatura em Cristo, ainda que ela não se apague de sua pele, peça perdão, renuncie ao seu pacto anterior e decida servir ao verdadeiro Deus. O Senhor não rejeita nenhum dos seus filhos que vêm a Ele com sinceridade. O fato de você ter uma tatuagem não irá impedir a sua entrada no reino de Deus.
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37). Mas não se esqueça de que o melhor é tatuar Jesus no coração e deixar que as pessoas vejam a figura Dele em nós, impregnada na nossa maneira de agir, de tratar o próximo e de pregar o evangelho.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...