terça-feira, 28 de julho de 2009

Maná: Palavra Diária para Edificação



“Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.”(Salmos 101: 2)



Amado (a), há nesse versículo algumas palavras-chave que nos ajudam a entender melhor o seu conteúdo. Assim, dividiremos esses núcleos em três partes essenciais: na primeira, incluímos os substantivos “caminho”, “casa” e “coração”; na segunda, os adjetivos “reto”, “sincero” e a locução com valor de adjetivo: “portar com inteligência”; e, na terceira, os verbos: “portar”, “vir” e “andar”.
Os substantivos nomeiam “lugares” importantíssimos para a nossa sobrevivência na terra. O caminho representa nossas escolhas, a casa nossa família e porto seguro, o coração nossos sentimentos. Mas para que esses “lugares” possam nos aproximar da vida eterna é necessário que tenham características básicas e fundamentais: a retidão, a sinceridade e sejam considerados com inteligência. Os verbos representam nossas ações ou estados de ser para que isso se concretize. Portar é trazer em si, portanto, condição ou comportamento coerente e próprio de quem foi criado à imagem e semelhança do Criador. Andar, nessa estrutura, é estado ou modo de ser e não apenas a ação de caminhar. Assim, também define um comportamento digno de um cristão. E só assim, tendo esses comportamentos, é que o Senhor agirá em nosso favor. Nesse caso, o verbo vir está relacionado a Deus. Ele só responderá a esse questionamento se fizermos a nossa parte.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...