domingo, 12 de julho de 2009

“O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.”(Provérbios 28:26)





Amado(a), Salomão nos fala de quão enganoso é nosso coração e o quanto é insensato aquele que nele confia. Quantas vezes fazemos coisas ou tomamos decisões precipitadas porque confiamos nas nossas escolhas, guiadas pelos desejos de nosso coração. É certo que Deus nos dá a capacidade de sonhar, de fazer planos. E os nossos sonhos são acolhidos por Deus. Entretanto, a Bíblia nos ensina que esses sonhos e projetos precisam estar sujeitos ao Senhor como condição de sermos bem-sucedidos. De nada adianta fazermos planos se eles contradizem a vontade do Pai, que sabe de nossas necessidades e fraquezas e quer sempre o melhor para Seus filhos. O que Salomão nos adverte no versículo em epígrafe é que não devemos confiar plenamente nas intuições do coração sem discernir suas intenções de acordo com os parâmetros da Palavra de Deus. Isso pode ser algo desastroso e com conseqüências muito sérias para nossas vidas. Jeremias 17: 9 afirma “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Mas a tendência do homem é se guiar pelos seus desejos e intuições, fazendo suas escolhas, sem antes apresentá-las a Deus. O Senhor sonda e prova os corações. E não há quem tenha se arrependido de ter ouvido a Deus antes de tomar qualquer decisão. Porque como destaca Salomão em Provérbios 16:25 “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. Nosso coração é uma fonte duvidosa e nem tudo que ele sente é a vontade do Senhor. Às vezes nossa carne fala mais alto e o diabo sabendo que não pode tocar no escolhido do Senhor, semeia dúvidas no coração e dali brotam os frutos do mal. Por isso, amado(a), só há uma forma de sabermos se os desejos de nosso coração são também desejos de Deus: buscando na palavra o discernimento de quais propósitos estão alinhados com os planos Dele. “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá”. (Provérbios 19.21). Não podemos desprezar o conhecimento. Nem decidir apenas por intuição. Quando decidimos algo apenas enxergando com os nossos olhos, sem cotejar à luz da palavra o que o Senhor tem a nos dizer, corremos o risco de sofrer os danos dessa escolha e nos acorrentar a ela “O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria”. (Provérbios 18.15). O que Salomão quer nos dizer é que não podemos ser sábios aos nossos próprios olhos. E ouvir a voz de quem pode nos aconselhar com a experiência é sinal não só de humildade, mas de sabedoria. Há momentos em que o mais sensato é buscar o conselho de nossos líderes antes de decidir qualquer coisa importante. E jamais, em hipótese alguma, devemos seguir os conselhos de quem não teme ao Senhor. Quantos lares foram mal começados ou destruídos intempestivamente por conta de conselhos insensatos. Ouvir conselhos de quem não tem a vida reta diante de Deus é sinal de problemas futuros. Salomão nos adverte em Provérbios 12:5 “Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.”
Decisões precipitadas têm levado a derrota na vida de muitas pessoas. Toda decisão precisa ser planejada cautelosamente, porque apesar de termos o livre arbítrio, dele vamos prestar contas. Nossas escolhas vão definir nosso futuro.
E o mais importante é priorizar o nosso relacionamento com Deus e não as oportunidades. Se o prazer do nosso coração estiver no relacionamento com Deus e não na concretização dos nossos próprios sonhos, certamente, Ele endireitará nossas veredas e sustentará nossos planos até que se concretizem.
Amado(a), Deus quer que continuemos sonhando, mas não quer apenas que construamos castelos no ar. Ele será o nosso o alicerce para esses projetos, para que nossa edificação esteja na Rocha firme e segura. Por isso ouça a voz do salmista em Salmos 37:5 “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará”.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...