terça-feira, 16 de junho de 2009

Palavra Viva: Palavra Diária para Comunhão




“Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te." (Deuteronômio 6:6-7)

Amado(a),Deus tem expectativas com relação aos pais. Ele não nos deu a condição de gerar filhos apenas para nossa satisfação, mas nessa passagem, tema central de Deuteronômio, quando o Senhor estabelece um modelo que nos ajuda a relacionar a Palavra de Deus com nossa vida diária e com a criação de nossos filhos. Devemos amar a Deus, agir dentro de seus mandamentos, ensiná-los aos nossos filhos e viver cada dia segundo as diretrizes da Sua Palavra. Observe que Deus enfatizou a importância dos pais ensinarem a Bíblia aos seus filhos. Verdades eternas são mais efetivamente ensinadas no ambiente amoroso de um lar temente a Deus. Se queremos que nossos filhos sigam a Deus, devemos ensiná-los diligentemente a ver Deus em todos os aspectos da vida, não somente aqueles relacionados à igreja e, principalmente, com nossas atitudes e exemplos.
Se nossa fé em Jesus Cristo é real, ela é normalmente provada no lar, em nossos relacionamentos com quem nos conhece melhor. Pais e filhos são responsáveis uns pelos outros. Os filhos devem honrar os pais mesmo que sejam exigentes e injustos. Mesmo que pensem que tenham sido negligenciados por eles. Os pais devem cuidar amorosamente de seus filhos, mesmo que sejam desobedientes e rebeldes. Pais e filhos cristãos devem se relacionar com consideração e amor, um colocando os interesses do outro acima dos seus próprios. O propósito da disciplina paterna é ajudar os filhos a crescerem de uma maneira amorosa e que honre a Cristo, não irritá-los ou provocá-los à ira ou levá-los ao desencorajamento (Colossenses 3:21), tratando-os como Jesus trata as pessoas que ama, para que entendam o caráter de Cristo. Isso significa mostrar aos filhos o caminho certo pela firmeza nas ações, pelo exemplo de vida.
Deus também tem expectativas com relação aos filhos. Se tratamos nossos pais com indiferença e descaso isso pode ser uma semente também na vida de nossos filhos. "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12) É o primeiro mandamento com promessa. Honrar os pais significa falar bem deles e tratá-los polidamente. Significa agir com cortesia e respeito. Significa seguir seus ensinamentos e exemplo de colocar Deus em primeiro lugar. Deus honra a posição dos pais e mesmo àqueles que acham difícil conviver com seus pais é requerido deles honrar a seus pais.
Portanto, amado(a), viva de maneira que os outros possam ver Cristo em você. Dê exemplos de vida e de espiritualidade aos seus filhos. Honre seus pais e não despreze os órfãos e viúvas de sua casa. Pregue, assim o evangelho vivo.

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...