domingo, 28 de junho de 2009

“Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia.”(Provérbios 26:11).



Amado(a), o problema não é errar, mas tornar ao erro. O sábio chama de tolo aquele que não aprende com as próprias falhas. Ninguém está livre de cometer erros, até mesmo os mais sábios, no entanto, o sinal maior de ignorância é não admitir que errou ou erra. Aqueles que assim fazem continuam persistindo no mesmo erro e nada conseguem colher de algo que aos olhos parece ser assustador, mas se encararmos de maneira positiva pode ser um grande aliado para o aprendizado. Errar é humano e é a melhor maneira de evitar outro erro e aprender a fazer a coisa certa. Se aprendemos com a nossa própria experiência que nada mais é do que um processo natural de aprendizagem, mostramos sabedoria, pois é por meio da observação dos erros que cometemos, que ficamos mais atentos. A bíblia está cheia de ensinamentos a esse respeito, entretanto, muitas pessoas seguem suas vidas numa sucessão de erros, como se fossem o remake de um filme. A cena se repete, o que muda são alguns personagens.
O tolo que reproduz a sua estultícia não avança, só faz andar em círculos e perder o que conquistou. Sábio é quem admite que errou, perdoa a si próprio e, atenta para o que diz a palavra de Deus em Filipenses 3:13 “... mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim”.
Amado(a), por que deixar de ouvir a palavra do Senhor e continuar aceitando as sugestões do mundo se você já viu que ali só há engano? Por que fazer as mesmas coisas de sempre, se você já sabe qual será o resultado? O Senhor está de braços abertos esperando por você e quer que aprenda a não errar mais. Perdoados estão os seus pecados, portanto, não seja um tolo permitindo que, após esta reflexão, sua vida circule centrada no mesmo eixo: avance, progrida, abandone o passado e as coisas que o(a) escravizam, lembrando-se de que os grandes vencedores também erraram muito. A diferença é que eles não tiveram medo de admitir seus erros, e souberam aprender eles.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...