segunda-feira, 18 de maio de 2009

Palavra Viva: Palavra Diária para Comunhão




“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:06).


Amado(a),

Ensinar, educar, instruir, mostrar o caminho a seguir e transmitir conhecimento são responsabilidades das quais os pais não podem fugir. Ninguém ensina o que não sabe. E para ensinar o caminho até Deus, é necessário saber como chegar até lá. Para que esta tarefa seja feita com maestria, é preciso que os pais sejam discípulos de Jesus, agraciados com a presença doce do Santo Espírito de Deus, e donos de um testemunho cheio da presença e do amor do Pai. Não há como transmitir tais coisas se não as temos em nossas vidas. É necessário buscar a Deus todos os dias e buscar em Deus a forma de educar nossos filhos. Nele encontramos todas as respostas. Do hebraico “chanak”, ensinar significa restringir, colocar algo na boca como se põe um cabresto em um cavalo. O cabresto amansa, direciona, corrige, e guia o animal para onde seu adestrador deseja. Ensinar uma criança é como domar um cavalo selvagem, que nasce sem saber controlar as rédeas da própria vida, cuja natureza é pecadora e com facilmente segue o caminho da desobediência. Esta tarefa de dar as regras e direcionar é dos Pais.
O conselho deste versículo é muito forte. No caminho em que você ensinar, provavelmente será o que seu filho irá seguir. Então, se somos pais que executam esta tarefa de forma correta, teremos filhos que, mesmo na velhice, não se desviarão do caminho ensinado. Ocorre que somos falhos, às vezes somos liberais demais ou exagerados na proteção ou castigo, ou ainda não sabemos diferenciar a forma única de instruir filhos com temperamentos diferentes, agindo igual com todos os filhos que o Senhor nos dá. Além disso, esquecemos que a salvação é individual e que todo ser humano tem o direito de escolher o caminho que vai seguir. Então, quando nossos filhos erram, fazem escolhas diferentes daquelas que consideramos acertadas, nós pais, somos invadidos por sentimentos de frustração, fracasso e incompetência.
Portanto, como seres humanos falhos, necessitamos do direcionamento em Deus para esta tarefa. Antes de serem nossos filhos, eles foram gerados por Deus que os conhece profundamente e os desenhou de forma única. É para nosso Pai que devemos perguntar como fazer. Filhos não nascem prontos, eles serão moldados pelo nosso viver. Nós sempre teremos o que mudar e aprender, portanto, se queremos que nós e nossa casa sirvamos ao Senhor, devemos aprender em Deus a ensinar nossos filhos corrigindo suas falhas em amor.
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...