sexta-feira, 15 de maio de 2009

Palavra Viva: Palavra Diária para Comunhão



“Chora e chora de noite, e as suas lágrimas lhe correm pelas faces; não tem quem a console entre todos os que a amavam; todos os seus amigos procederam perfidamente contra ela, tornaram-se seus inimigos.” (Lamentações 1:2).


Amado(a),

Este versículo se dirige a cidade de Jerusalém que havia sido destruída. O período histórico consiste na queda do poder dos Assírios e a existência de dois reinos fortes: Egito e Babilônia que buscavam a hegemonia sobre as nações. Judá já não existia mais. O povo antes rico enfrentava a pobreza; as cidades antes cheias de pessoas estavam sós, desoladas; a que era princesa se tornara escrava, antes povo respeitado e temido por muitos, agora era rejeitado e açoitado. Havia promessas de Deus, de que este povo outrora rico e poderoso e agora pobre e desprezado, teria seu reinado estabelecido para sempre. Em II Samuel 7:16 O Senhor promete a Davi: “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.” Mas as coisas não pareciam seguir para a promessa de Deus a Davi no passado e o reinado prometido a Davi tinha sido destruído. Resumindo: Deus Todo Poderoso diz que o Reino de Davi seria firmado para sempre, mas de repente tudo estava caminhando para a destruição. Parecia que a promessa jamais ia se cumprir e a realidade mostrava justamente o contrario do que a palavra de Deus prometia. Este texto muito pode descrever as nossas vidas. Às vezes, temos uma boa vida, certa estabilidade financeira, somos influentes entre as pessoas, respeitados pela maioria e estamos cercados de amigos e pessoas querendo proximidade de nossas vidas. Então, a maré vira, perdemos tudo, antes cheios de amigos e cercados de pessoas por todos os lados, agora somos solitários e nos sentimos abandonados. Não temos mais o lugar de destaque, mas sim escravidão.
Onde estão todos? Aonde foram nossos amigos? Então em Lamentações podemos ver a descrição do sentimento daquele que passa por este tipo de situação. Muitas vezes o choro acontece de dia e de noite, não existe apoio ou consolo dos que amávamos e os amigos tornaram-se desleais e transformaram-se em inimigos.
Isso pode acontecer com a amizade. Podemos nos desiludir com ela quando estamos esperando o socorro e a amizade leal dos homens. Mas homens são falhos, dificilmente existe alguém que não tenha pelo menos se decepcionado com uma amizade. Certamente ver um amigo se transformar em inimigo é uma dor profunda. Mas não se preocupe, o Senhor pode ser o amigo que você precisa, Ele é o socorro bem presente na tribulação e pode restaurar o que foi destruído e restabelecer o reino prometido no passado. Não despreze as profecias de Deus! Guarde-as no coração e procure no Senhor a solução para a situação.
Ter a casa e o reino firmados, não significa não ser abalado eventualmente. Algo firme precisa antes passar pelos testes de qualidade de Deus. Estes testes podem ser permitidos por Deus ou provocados por posicionamentos inadequados. Independente do motivo, tudo é permissão de Deus, e todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus. Tudo que foi destruído na sua vida, desde sua família, até a sua vida financeira e profissional e relacionamentos, serão restaurados. Confia em Deus e procura olhar aonde você errou. E tudo será transformado em bênção.
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...